tratamento de manchas com cosméticos

Quem nunca teve dúvidas na hora de escolher um cosmético, que atire a primeira pedra. Ou a primeira embalagem… Com tantas opções no mercado – e especificações cada vez mais técnicas – nem sempre é fácil entender qual a escolha ideal para completar o tratamento. E quando falamos de tratamento de manchas, essa eleição parece ser ainda mais difícil.

Como já contamos em outros posts, aqui no Papo de Estética somos grandes fãs de princípios ativos. E mais: acreditamos que conhecer, pelo menos, os principais ativos é tão importante quanto entender as tecnologias dos aparelhos estéticos com que trabalhamos.

Mas, com tantas novidades, sabemos que nem sempre isso é uma tarefa fácil. (Longe disso, aliás). Por isso, hoje viemos te contar sobre 3 ativos essenciais para o tratamento de manchas.

Vem com a gente!

De quais manchas estamos falando?

Melasma, rosácea (eritematosas), hipercromias pós-inflamatórias e melanoses são só o início de uma grande lista de tipos de manchas de pele. Portanto, antes de começar qualquer tratamento é indispensável que você:

  • Identifique corretamente o tipo que está tratando;
  • Avalie causas e fatores de start para seu aparecimento; e
  • Verifique a necessidade de uma avaliação dermatológica prévia.

Com isso em mente, vamos falar sobre 3 ativos essenciais para o tratamento de 3 tipos de manchas: as solares, as pós-inflamatórias (como aquelas provocadas pela acne) e o melasma.

Manchas de acne e melasma podem ser tratadas com ácido tranexâmico

#1. O Ácido Tranexâmico

O primeiro ativo que você deve procurar em uma fórmula que se propõe a tratar manchas de pele é o Ácido Tranexâmico – tanto em produtos profissionais (onde aparecerá em concentrações mais altas), quanto em produtos home care (em concentração de até 3%).

Este ácido age, principalmente, na fase de pré-formação das manchas. Ou seja: seu uso é para evitar que novas manchas se formem.

E isso por quê:

  • Inibe o início da síntese de melanina (através da inibição de um de seus ativadores: o plasminogênio). Dessa forma, evita a hiperpigmentação da pele que gera manchas como o melasma;
  • É antioxidante e age na queratina (a chamada “ação querolítica”) – que estimula a regeneração da pele e faz com que seja efetivo também em manchas solares e de origem inflamatória.

Além disso, e embora sua ação principal seja na prevenção da hiperpigmentação, o Ácido Tranexâmico também tem um ótimo resultado na uniformização do tom de pele e na recuperação de sua luminosidade.

#2. O Alpha-Arbutin

O Alpha-Arbutin é outro ativo muito importante para o tratamento de manchas. E com uma ação complementar ao Ácido Tranexâmico: age durante a síntese da melanina.

De acordo com um estudo de Sugimoto (et. al.), o Alpha-Arbutin inibe em 60% a atividade da tirosinase (enzima ativadora da síntese de melanina).

O Alpha-arbutin

Além disso, o ativo:

  • Tem efeito clareador e despigmentante – pois ajuda a degradar a melanina produzida em excesso;
  • Tem ação antioxidante;
  • E é bem aceito por todos os tipos de pele – o que reduz riscos de alergia e sensibilidade.

#3. O Ácido Glicólico

Por fim, o Ácido Glicólico também é um importante aliado para o tratamento de manchas: tanto na composição de fórmulas com outros ativos, quanto em concentrações puras e isoladas em 100% (neste último caso, para uso profissional).

Sua principal ação é no clareamento de manchas. Ou seja: age na pele já hiperpigmentada. Isso porque uma de suas principais características é a ação querolítica..

Dessa forma, seu uso:.

  • Estimula a renovação da epiderme;
  • Tem ação despigmentante (clareadora);
  • E deixa a camada córnea mais fina.
Produtos para o tratamento de manchas.

5 produtos para o tratamento de manchas

Agora que demos dicas de 3 ativos essenciais para o tratamento de manchas – que tal darmos dicas de cinco produtos que aproveitam esses ativos ao máximo?

#1. O Nano Retinol Soap: Sabonete de Ácidos para uso profissional que, além do Ácido Tranexâmico, Glicólico e do Alpha-Arbutin, possui outros 15 ativos naturais e concentrados.

#2. O Nano Retinol Impact: Um sérum de ácidos extremamente concentrado que, além dos ativos mencionados por nós, tem outros 15 ativos na fórmula.

#3. O Nano Retinol Lotion: Uma loção clareadora que pode ser usada em todos os fototipos de pele e é perfeita para potencializar o peeling.

#4. O Nano Retinol Every Day: Creme de ácidos para uso profissional e home care com concentrações adequadas para o uso diário.

#5. O Glicólic Pró: Sérum de Ácido Glicólico puro e isolado para peeling e micropigmentadores (para clareamento de sobrancelhas).

Nano Retinol, Nano Retinol Soap, Nano Impact, Nano Every Day, Glicolic Pró

E aí, gostou de conhecer mais sobre ativos para o tratamento de manchas? Aqui tem outros posts que podem te interessar.

Clique aqui para saber mais sobre os produtos da Ecco’s.

Ah! E não deixe de seguir a gente nas redes sociais. É por lá que divulgamos todas as promoções e novidades  que acontecem na RentalMed.

Até a próxima!

Facebook Comments