Abrir Clínica de Estética

Iniciar no ramo da estética é uma ótima opção para quem deseja empreender. Uma dos principais motivos para isto é o aumento pela procura de procedimentos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos anos houve um crescimento de 390% na busca por tratamentos estéticos do tipo não invasivo no país.

Isto gera um cenário ideal para quem quer iniciar sua trajetória no ramo, assim como para quem quer inovar dentro da sua própria clínica. Mas, com o mercado aquecido e cheio de oportunidades, o primeiro passo antes de investir é entender seu funcionamento e identificar quais são as melhores formas de se inserir nele.

A fim de dar o primeiro passo? Se sim, hoje vamos te dar 3 dicas essenciais para iniciar no ramo da estética. Vem com a gente?

estude as tendências do mercado para iniciar no ramos da estética

1. Estude as tendências de mercado

Com a variedade de tratamentos e possibilidades que surgem a cada ano dentro do setor, procurar novidades em terapias e tecnologias é um ponto fundamental para se destacar. Afinal, de nada adianta entrar no mercado estético para ser “mais um”, certo?

As novidades e a inovação do seu espaço podem ser conseguidas de diversas formas – como, por exemplo:

  • A oferta de uma experiência ou de um atendimento diferenciado;
  • Equipamentos altamente tecnológicos com resultados mais rápidos e duradouros; e
  • Serviços voltados para um público-alvo próprio.

Sobre o público alvo: é interessante notar que um dos públicos que vem crescendo nos últimos anos, com um interesse pela estética cada vez maior, é o masculino. No Brasil, este é um nicho em plena expansão: de acordo com dados divulgados pela Euromonitor International, em cinco anos as vendas de produtos de cuidados pessoais masculinos cresceram 70% no país.

Isso tudo revela uma maior preocupação dos homens em relação à beleza e à estética, além de fazer deste, um grupo do mercado pronto para ser mais bem explorado.

Da mesma forma, outra oportunidade está na inovação em procedimentos. Exemplos são:

  • A depilação a laser;
  • O microagulhamento;
  • A estética íntima; e
  • A Tecarterapia.

Em alta nos últimos meses, estes podem ser o diferencial que a sua empresa está precisando.

Além de identificar estas inclinações, é importante observar mais um ponto: o mercado estético. Não podemos deixar de mencionar a importância de conhecer muito bem seus concorrentes – sobretudo aqueles mais próximos de você.

Como está o preço do serviço que é ofertado por eles? Quais são os procedimentos oferecidos? Quem são seus clientes? Como é o atendimento? Estes são exemplos de informações básicas que poderão fazer toda a diferença para você e para o seu negócio!

faça um plano de negócios antes de iniciar no ramo da estética

2. Faça um plano de negócios

Após entender sobre o mercado estético em geral e pesquisar tudo sobre seus concorrentes, monte um plano de negócios.

Este é um passo essencial para dar início a sua clínica e para ficar preparado para diversas situações. Isto porque um plano de negócios servirá de guia para você e sua empresa. É através dele que você irá planejar o futuro da sua clínica, traçar seus objetivos e evitar correr riscos futuros.

Antes de começar, saiba que dentro de um plano de negócios, existem análises importantes a serem feitas. Assim, na hora de montar o seu, observe:

  • O seu público alvo;
  • A concorrência;
  • Os pontos fortes e os pontos fracos da sua clínica;
  • Os procedimentos que serão realizados;
  • A média de preço dos serviços ofertados;
  • Os custos e as despesas iniciais;
  • Os investimentos fixos; e
  • As opções de fornecedores.

Respondendo esses itens com sinceridade e precisão e após muita pesquisa, fica mais fácil identificar onde a sua clínica vai bem e onde não vai tão bem assim. Assim, você estará preparado para atuar de forma segura e terá mais chances de ter sucesso.

Antes de iniciar no ramo da estética, invista em estrutura e equipamentos de qualidade

3. Invista em estrutura e equipamentos de qualidade

Antes de iniciar no ramo da estética, você deve pensar na estrutura – e a decisão do ponto é a primeira coisa que vem a mente. Mesmo que a escolha da localização ideal para o seu negócio leve tempo, é uma das etapas mais importantes. Isto porque ela tem grande influência sob quais serão os clientes que irão frequentá-la.

Deste modo, nosso conselho é: antes de mais nada, defina um público-alvo. A partir daí, decida onde irá se fixar.

Uma vez que tenha definido seu nicho, visite os imóveis potenciais. Além disso, tenha em mente fatores como a segurança do local, a questão de estacionamento e se já existem outras empresas do mesmo ramo na vizinhança.

Uma estrutura confortável – com móveis bem pensados, luminosidade agradável e paredes com cores relaxantes – também pode fazer a experiência do seu cliente ser muito mais especial. Por isso, pesquise tendências de ambientes e, se possível, contrate um profissional para orientar as suas escolhas.

Por último, mas não menos importante: os equipamentos.

Uma vez que você definiu quais os procedimentos serão realizados na sua clínica e com que frequência, escolha um fornecedor competente, que ofereça produtos de qualidade e preços competitivos.

Aqui na RentalMed temos uma variedade de aparelhos altamente tecnológicos, assim como cosméticos de linha profissional, prontos para atender as necessidades do seu negócio.

Além disso, a RentalMed também oferece cursos de capacitação, workshops e treinamentos, para que você esteja preparado para atender as demandas do mercado. Tudo isso com ótimas condições de pagamento, que podem te ajudar a dar o start inicial de forma muito mais rápida.

Temos certeza que uma clínica bem planejada e que investe em tecnologias exclusivas do mercado, tem tudo para alcançar o sucesso!

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