Acne da Mulher Adulta

A Acne Vulgar (como é chamada a acne em adolescentes) é muito comum. Aliás, estima-se que 85% dos jovens sejam afetados por ela, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tanto que, quando aparece em um adulto, é comum ouvir brincadeiras de que ele está “entrando na puberdade”.

E isso tem ocorrido cada vez mais. De acordo com um estudo da “Surgical & Cosmetic Dermatology”, mulheres acima dos 25 anos têm desenvolvidos quadros acneicos cada vez mais frequentes. Tanto que isso já ganhou um nome: a AMA (Acne na Mulher Adulta). E, dados deste mesmo estudo mostram que há evidências de que a AMA é cada vez mais diferente da Acne Vulgar.

Se este já é um problema para adolescentes – na vida adulta tende a exercer uma influência ainda mais negativa. Mas profissionais da estética podem ajudar E MUITO nestes casos.

O Papo de Estética veio para te explicar tudo sobre a AMA, suas causas e possíveis tratamentos.

Vem com a gente!

A Acne na Mulher Adulta

Causas

Embora estudos mostrem que a acne na fase adulta ocorra com mais frequência em mulheres, ainda não há uma certeza em relação às suas causas. Mesmo assim, acredita-se que fatores hormonais sejam um dos principais motivos. E os seguintes dados são algumas indicações (embora não as únicas) disso:

  1. Ela é altamente associada à Síndrome do Ovário Policístico (SOP) – uma vez que estudos mostram que cerca de 70% das mulheres com SOP tenham acne;
  2. Entre 60% e 70% das mulheres com AMA têm um aumento nas lesões no período pré-menstrual.
Acne na mulher adulta tem diferentes causas

Mesmo assim, este não é o único fator. Outras causas para a acne na mulher adulta são:

  • O excesso de oleosidade na pele;
  • Questões emocionais (como o estresse);
  • O excesso de maquiagem e/ou o uso de produtos home care inadequados;
  • Lavar o rosto com muita frequência e/ou com produtos inadequados;
  • alimentação (dados mostram que uma dieta com alimentos de baixo teor glicêmico ajudam a melhorar o quadro);
  • Tabagismo;
  • Uso abusivo de suplementos e vitaminas; e
  • Fatores hereditários.

Tipos de Acne

Isso tudo têm uma influência na forma com a qual a acne na mulher adulta aparece:

#1. Como Acne Persistente: aquela que não cura na adolescência e permanece ocorrendo;

#2. Enquanto Acne Recorrente: aquela que aparece na adolescência e retorna após alguns anos;

#3. Como Acne tardia: aquela desenvolvida na vida adulta (a partir dos 24, 25 anos), sem histórico na adolescência.

Características

Todas elas, no entanto, têm características parecidas entre si – mas um pouco diferentes com as observadas na Acne Vulgar.

A AMA costuma apresentar 4 características:

#1. Tem maior presença na “Linha U” – ao invés de na Linha T, como no caso da Acne Vulgar. Embora, ainda assim, haja uma tendência a se espalhar pelo rosto por contaminação;

Acne na Mulher Adulta fica na linha U, é mais inflamatória e tem maior tendência a deixar cicatrizes e hiperpigmento

#2. Tem mais lesões inflamatórias, embora alguns estudos mostrem também grande presença de comedões;

#3. Tem maior tendência a hiperpigmentação pós-inflamatória e a cicatrizes (de acordo com dados da Revista da Sociedade Alemã de Dermatologia);

#4. Demora mais tempo a apresentar resultados e precisa de tratamentos mais longos, se comparados à acne vulgar.

Consequências na qualidade de vida

Como várias desordens estéticas, a Acne da Mulher Adulta gera um grande impacto psicológico negativo – embora esta seja uma questão ainda subestimada.

Estudos mostram que cerca de 40% das pessoas com acne terão algum tipo de distúrbio psicológico. E é uma relação de duas vias:

Ao mesmo tempo em que a acne pode gerar problemas de stress, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares – estas questões, por sua vez, também são causadoras da acne. (Journal of the Germain Society).

Tratamentos para acne

Para o professor e fisioterapeuta dermatofuncional Ildo Teixeira, alguns cuidados são fundamentais para o combate à acne:

Um dos mais importantes é a adequação cosmética – principalmente quando falamos de Home Care. Como profissional, instrua a cliente a usar os produtos de skin care corretos – emoliente, feitos para peles oleosas e livres de óleos minerais, por exemplo.

Além disso, uma análise correta da pele é fundamental para o tratamento – e é aqui que entra a importância de um profissional qualificado (seja dermatologista ou esteticista);

Acompanhamentos nutricionais, ginecológicos e endocrinológicos também são importantes para entender as causas do problema e fazer um tratamento mais completo e eficiente.

Tratamentos para a acne na mulher adulta devem ser feitos com o uso  de cosméticos, luz intensa pulsada e led.

Quais os melhores tratamentos estéticos para a acne?

Além de recomendar os cuidados acima, o profissional da estética pode atuar no tratamento da acne em duas frentes: através da cosmetologia, e por meio de tecnologias como o LED, o laser e a Luz Intensa Pulsada.

Aliás – na maioria dos casos, os tratamentos dão mais resultado quando associamos as duas opções (na mesma sessão, ou em sessões espaçadas).

Tratamentos com cosméticos

A cosmetologia é fundamental nos tratamentos para a acne. Isso porque consegue agir na preparação da pele, no controle da oleosidade, na desobstrução de poros, na renovação celular, além de ter propriedades querolíticas e anti-inflamatórias.

Assim, um dos principais tratamentos para a acne é a limpeza de pele (feita por um profissional da estética e com cosméticos adequados, claro). Esta assepsia retirará os comedões de forma correta, controlará a produção de sebo e desobstruirá os poros.

Para que funcione, a limpeza tem que ser periódica e a indicação de um Home Care é muito importante. Afinal, não adianta você fazer uma limpeza perfeita, se o cliente continuar a usar produtos que geram o problema.

Além da limpeza de pele, o peeling químico também é uma excelente opção. Ácidos como o salicílico, o mandélico, o glicólico e o retinóico são bons exemplos de ativos eficazes para procurar nas fórmulas dos dermocosméticos.

Exemplos de produtos eficazes para a acne são:

Produtos eficazes para a acne
Promoção válida durante a primeira quinzena do mês de maio de 2021.

LIP e LED

Tecnologias como a Luz Intensa Pulsada e o LED também são importantes aliados no tratamento da acne. Nos casos de LED e Luz Intensa Pulsada filtros azuis, vermelhos e infravermelhos devem ser utilizados por sua ação anti-inflamatória e bactericida. Além de tratar a acne ativa, sua ação ajudará também na hiperpigmentação pós-inflamatória e nas cicatrizes.

E aí, gostou? Aqui tem outros posts que podem te interessar.

Atende clientes com AMA? Então conta para a gente aqui nos comentários quais tratamentos você aplica!

Ah! E não se esquece de seguir a RentalMed nas redes sociais. É por lá que a gente posta todas as novidades que acontecem por aqui e as promoções de aparelhos estéticos e cosméticos!  

Facebook Comments