atendimento personalizado

Enquanto cliente não tem nada como se sentir especial em um atendimento, né?! Receber um tratamento VIP e sentir que você não é mais uma entre tantas outras pessoas que frequentam determinada clínica.

Agora enquanto profissional: você proporciona esta experiência para suas clientes? O Dica de Marketing de hoje vai te dar 3 dicas de como fazer um atendimento personalizado – e se destacar no mercado da estética.

Identifique seu potencial, valorize seu atendimento

O primeiro passo para um atendimento personalizado, é identificar o seu diferencial. Por exemplo: se você trabalha com massagem, ela é igual ao que todas as outras esteticistas oferecem? Não né?! O que você faz que as outras pessoas não fazem? No que você se destaca?

O objetivo é oferecer ao seu cliente o seu diferencial. Aquilo que ele só tem com você (então nada de modéstia aqui, nem de síndrome do impostor!!). Pense: eu sou incrível nisso, e é isso que vai fazer com que meu cliente:

  • Escolha a minha marca;
  • Valorize meu atendimento;
  • Pague um preço mais alto (e justo!!) pelo meu atendimento.

#Exclusivah sabe?!

Vamos para um exemplo fora da área: Eu quero comprar um chocolate, porque depois de um dia cheio, eu mereço! Posso:

a) Ir na prateleira do supermercado e escolher ao acaso, dentre aqueles chocolates mais comuns – ou pelo preço mais barato, ou porque é o que tem ali.

b) Ir a uma loja especializada, daquelas gourmets e escolher uma opção que me atrai porque ela tem uma embalagem refinada, que vem em uma cesta de presentes que eu posso personalizar e ainda vem com um brinde temático. Tudo isso, dentro de uma loja com um relacionamento sensacional com o cliente. Bem e sim, pagar um pouco mais por isso porque eu sinto que vale o preço.

Qual destas marcas você quer ser?

Se a resposta é a b – a gente te diz como:

Dica #1: Prepare o atendimento com carinho

Maca de atendimento esteticista

Vamos seguir com o exemplo da massagem:

Espere ela com uma maca bonita – que tenha toalhas arrumadas e bem passadas, com a sua marca e, de preferência, com uma fragrância leve (que não invada tudo, mas que cause aquele sentimento de conforto e higiene).

Prepare as luzes de maneira que ela possa relaxar e tenha uma playlist pronta (e relaxante), para o caso de ela gostar.

Além disso, tem algumas ações suas que podem fazer com que ela se sinta única e perceba o quanto é uma cliente importante para você.

Um exemplo simples é: chame-a pelo nome.

Um exemplo ainda mais personalizado é: lembre do que vocês conversam e use isto a seu favor. (Anote depois do atendimento, porque ninguém tem uma memória tão boa assim). Na próxima sessão, espere ela com aquele bombom que ela comentou que gosta. Se ela é intolerante ao glúten, por exemplo, escolha algo glúten free e mostre que prestou atenção e lembrou.

Dica #2: Mantenha um relacionamento com a cliente

Mas sem forçar a barra, tá?

Você pode fazer isso mandando um e-mail de aniversário para ela – desde que ele seja mais personalizado e bonito (nada muito robô que vai acabar parecendo SPAM e terá o efeito contrário).

Se você tem muitas clientes, pode contratar uma ferramenta que faça este processo automaticamente para você.

relacionamento com cliente dentro da clínica de estética

Outro exemplo é dar lembrancinhas personalizadas para a cliente. Se você trabalha com Home Care, invista em um cartãozinho personalizado para que ela anote a rotina de skin care e entregue junto com os produtos. Sempre que ela olhar, vai lembrar de você!

Por último: prospecte. Se faz um tempo que ela não agenda um horário, entre em contato!

Dica #3: Prepare um conteúdo personalizado

A gente já falou um pouco sobre este assunto no Dica 01 e 02 – mas vamos reforçar um ponto importante: pense no que sua cliente precisa, no que faz falta no dia-a-dia dela e como você pode ajudar.

Faça posts simples e rápidos com estas dúvidas, indique produtos que podem servir para elas e com os quais você trabalha.

Fale delas nas suas redes sociais. (Naquela fórmula + consentimento – exposição). Grande parte das suas clientes vai gostar de um story na sua clínica (uma foto com você ou videozinho). Não precisa deixar nos posts do Instagram, para que não fique cheio de pessoas que não farão sentido para as outras clientes e acabe atrapalhe a identidade da sua marca.

Com um story, já surte o efeito de este atendimento foi importante para mim. E elas lembrarão (quem sabe ainda repostem e sua clínica chegue a ainda mais pessoas?).

Como captar mais clientes para a clínica de estética?

E ai, tem dicas para um atendimento personalizado que você usa e a gente não citou? Nos conta!

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