celulite e cosméticos

A celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas isso nem de longe significa que ela não incomode – pelo contrário! Por isso, a busca por um novo tratamento de celulite que deem resultados cada vez mais eficientes é a meta de boa parte das profissionais da estética. E é aí que entram os cosméticos.

Nós já sabemos que sim, os cosméticos são eficazes. E sabemos também que existem MUITAS opções no mercado que prometem ajudar com diferentes tratamentos estéticos. Então como saber qual cosmético comprar e qual realmente cumpre o que promete?

CONHECENDO OS ATIVOS!

E não precisa ser uma expert em farmácia. Mas, entender um pouco de como funciona cada um ajuda a escolher entre as opções do mercado. Sem falar na segurança de saber exatamente os efeitos do que você está aplicando na cliente, né?!

Então hoje o Papo de Estética veio te ajudar com isso! Separamos os principais ativos para o tratamento de celulite e como eles agem.

Vem conferir!

O tratamento de celulite

A literatura ainda não apresenta um consenso quando o assunto é celulite. Mesmo assim, temos alguns apontamentos importantes que direcionam nossos tratamentos e fazem com que consigamos excelentes resultados.

Nós já explicamos um pouco sobre a celulite aqui no blog, mas vamos resgatar três “princípios” dela para entendermos o que buscar nos ativos:

#1. A formação da celulite sofre influência do tecido adiposo (mas, atenção: isso não quer dizer que ela seja gordura!!);

#2. Existe um processo inflamatório no local; e

#3. Geralmente, ele vai gerar uma fibrose.

Como os ativos precisam agir para o tratamento de celulite?

Dessa forma, é interessante que os ativos para o tratamento da celulite tenham ações:

  • Anti-inflamatórias;
  • Drenantes;
  • Vasoativas ou que estimulem a circulação sanguínea;
  • Lipolíticas (para agir nas células de gordura);
  • Antioxidantes;
  • De aceleração do metabolismo celular; e
  • De inativação da fosfodiesterase.

E que ativos fazem isso?

#1. A Cafeína e os benefícios no tratamento de celulite

A Cafeína é campeã na ação contra a celulite. Isso porque ela é o ativo mais bem estudado e documentado para este fim. Além de ser um dos mais presentes nas fórmulas de dermocosméticos.

E essa fama toda da cafeína contra celulite é porque sozinha, a cafeína possui 4 importantes ações fisiológicas que combatem a FEG: Ela é lipolítica e inibe a fosfodiesterase (que atrapalha a quebra de gordura), tem ação antioxidante e estimula a microcirculação cutânea.  

Ou seja: ajuda a tratar as células de gordura, a descongestionar os vasos e a fazer com que o sangue flua melhor por eles. E isso auxilia a desinflamar a região e, por consequência, a diminuir a celulite.

#2. Ginko Biloba

A cafeína é bem conhecida e nem precisamos falar muito sobre suas origens, né?! Já a Ginko Biloba ainda não tem tanta popularidade – principalmente entre as clientes. Pelo menos não as do ocidente.

Isso porque o ativo Ginko Biloba é extraído de uma árvore asiática de mesmo nome e tem propriedades em várias áreas – como a estética.

Para o tratamento de celulite, o ativo é importante por causa de três características: seu poder antioxidante, sua ação anti-inflamatória e sua influência na circulação sanguínea.

De acordo com Kede e Sabatovich, as substâncias da Ginko Biloba reduzem a viscosidade do sangue, inibem a ativação de plaquetas e tonificam os vasos sanguíneos. Tudo isso gera uma melhora na circulação – tão benéfica para o tratamento da celulite.

#3. A Centella Asiática para celulite

A Centella Asiática é outro ativo de origem vegetal que possui benefícios em vários tratamentos estéticos, como a gordura localizada.

Por si só, esta ação no tecido adiposo já auxiliaria também no tratamento de celulite – por causa daquela primeira característica que falamos antes, lembra?!

Mesmo assim, a Centella ainda vai ter outra importante ação no meio intersticial (ou seja, entre os tecidos) que a torna perfeita para o combate à FEG: o estímulo da microcirculação e a consequente diminuição dos edemas!

Além disso, o ativo também tem uma ação anti-inflamatória, antioxidante e de drenagem do tecido.

#4. Outros ativos importantes no tratamento de celulite

Além desses três, existem outros ativos que podem ajudar e MUITO no tratamento de celulite – e fazem toda a diferença nas fórmulas dos cosméticos que querem agir nesta patologia.

Exemplos são:

a) A castanha da índia: porque possui ação antioxidante e anti-inflamatória e ainda estimula a circulação sanguínea enquanto protege o sistema vascular.

b) Arnica: como os principais ativos que falamos aqui, ela também tem poder anti-inflamatório e de melhora da circulação sanguínea.

c) Alga Marinha: ou, como você deve encontrar nas fórmulas, a “alga fucus”. Ajuda a eliminar as toxinas que influenciem na congestão dos vasos (que causam a inflamação e ajudam na formação das celulites).

Em que produtos eu posso encontrar estes ativos?

Como dissemos no início, existem muitos cosméticos no mercado para o tratamento da celulite. Mas vamos indicar um que tem todos os ativos dos quais falamos aqui: O Nano Fango.

Tratamento de celulite com o Nano Fango.

O Nano Fango é um creme da Ecco’s Cosméticos perfeito para a massagem e para drenagem linfática. Esteticistas que usam manta térmica nos atendimentos também podem aproveitar para fazer essa associação.

Além dos benefícios de todos os ativos que já falamos aqui, este é um creme de alto rendimento e de alta penetração de ativos (principalmente pela tecnologia nano com que ele é produzido).

Por fim, este é um produto livre de parabenos, parafinas, óleos minerais e de quaisquer conservantes liberadores de formol. E pertence a uma marca vegana e que não testa em animais.

Agora que você já sabe tudo sobre os principais ativos para o tratamento de celulite, fica mais fácil entender os rótulos né!?

Tem outros ativos que você conhece e que não falamos aqui? Nos conta nos comentários!

Ah, e não esquece de seguir a gente nas redes sociais. É por lá que divulgamos todas as novidades que acontecem por aqui – além das principais promoções da RentalMed.

Até a próxima!

Facebook Comments