O tão conhecido botox, ou aplicação botulínica, nada mais é que uma toxina originada da bactéria clostridium botolinum. Ele previne e ameniza as rugas faciais de forma eficiente, rápida e duradoura.

Embora seja mais comum em procedimentos que visam as pessoas mais velhas, muitas vezes o botox é procurado também pelos mais jovens. E é aí que surge a dúvida: a partir de qual idade é possível fazer a aplicação do botox?

Com o intuito de esclarecer essa e outras dúvidas sobre a aplicação botulínica, preparamos esse artigo para nossos leitores. Confira!

Como funciona o Botox

O botox serve para o relaxamento muscular sobre os músculos estriados. Ou seja: ao ser injetado, ele atua como um bloqueador neuromuscular, responsável por impedir as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos. Dessa forma, o botox é usado para inibir a contração muscular de forma parcial ou completa.

Porém, mesmo com esse bloqueio, após certo tempo o próprio organismo volta a produzir novas vias de transmissão. Isso quer dizer que o efeito da aplicação botulínica é temporário.

Geralmente, as pessoas que procuram este tratamento têm o objetivo de amenizar as linhas de expressão ou as rugas na região dos olhos, da testa ou no espaço entre as sobrancelhas.

Contudo, sua utilização vai além da estética. Exemplos de outros tratamentos com o uso de botox são: para o suor excessivo, para o estrabismo, para a enxaqueca, etc.

aplicação de botox

A partir de qual idade o Botox pode ser aplicado?

A aplicação do botox deve ser feita a partir dos 25 anos. Isto porque esta é a idade em que as rugas e as linhas de expressão devem começar a surgir na face.

De qualquer modo, ele pode ser usado de acordo com as necessidades de cada paciente. Uma vez que ele acredite que precisa do tratamento, pode fazê-lo, já que além de combater as rugas e as linhas de expressão, o botox previne o envelhecimento precoce.

Os primeiros resultados da aplicação podem ser vistos depois de 48h. Já a duração do procedimento varia entre 3 e 4 meses, podendo se estender até, no máximo, 6 meses.

botox aplicação

Cuidados e contraindicações

Como qualquer procedimento estético, a aplicação do botox exige alguns cuidados.

É preciso que o profissional habilitado conheça bem a anatomia do local de aplicação para não injetar a toxina em vasos sanguíneos. Outro fator importante é não usar a toxina de forma excessiva.

Quanto às contraindicações: mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias não podem realizá-lo. Do mesmo modo, pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da formulação também não devem se submeter a este tipo de tratamento.

Quanto aos cuidados após a aplicação: recomenda-se que o paciente não se deite e que não pratique atividades físicas por, pelo menos, quatro horas. Também não se aconselha ao paciente colocar a mão ou massagear o local da aplicação, a fim de evitar que a toxina seja espalhada ou deslocada.

cuidados com botox

Gostou? Continue no nosso blog para mais conteúdos como este. Ficou com alguma dúvida? Nos conte nos comentários.

Acesse o nosso site para conhecer produtos com tecnologia de ponta, que vão ajudar a sua clínica a se destacar no mercado estético!

Facebook Comments