Você também pode ouvir este post!
A fotobiomodulação é uma tecnologia baseada na exposição da pele à luz em diferentes tamanhos de ondas, visto que o corpo tem reações específicas de acordo com a cor da exposição. E é aí que entra o cluster LED: cada comprimento de onda tem uma cor, e cada cor tem uma indicação na estética.
Neste post, falaremos sobre como escolher o cluster LED ideal para o seu tratamento estético, sempre de acordo com o resultado buscado.
Vamos lá? Continue a leitura e entenda!
Como a fotobiomodulação funciona?
A fotobiomodulação é, basicamente, a interação entre a irradiação de luz emitida pelo aparelho e os tecidos biológicos que a recebem. Isso ocorre devido aos fótons, partículas que compõem a luz e que interagem com as camadas da epiderme e derme.
Este procedimento tem se tornado cada vez mais popular, sendo uma excelente opção nos tratamentos estéticos e fisioterapêuticos, pois atua na redução das inflamações e no tratamento de acnes, alergias, psoríase, clareamento de manchas, rejuvenescimento, entre outros.
Para que os tratamentos com a fotobiomodulação sejam direcionados, existem os clusters de LED, que funcionam cada um com uma cor específica, diretamente ligada ao comprimento da onda emitida. E cada onda destas atinge um objetivo do tratamento.
O Cluster LED (na fotobiomodulação)
O LED (Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz) é uma tecnologia simples, de baixo custo e excelente durabilidade. A funcionalidade do equipamento ocorre por meio de cristais semicondutores que emitem as ondas de luz, penetrando nos tecidos biológicos e promovendo uma reação fotoquímica.
Sua principais características são:
- Segurança – não causa danos ao tecido;
- Efeito atérmico – não gera calor excessivo;
- Indolor e;
- Ausência de efeitos colaterais.
Quais as cores de LED mais usadas nos tratamentos estéticos?
As cores de LED mais utilizadas são vermelho, âmbar, azul, violeta e infravermelho. E os comprimentos de ondas podem variar entre 380 nm (nanômetros) a 1200 nm.
Qual cor e comprimento de onda ideais para cada tratamento?
Como dissemos, cada comprimento de onda é utilizado para um objetivo específico. E como ressaltamos anteriormente, a cor da luz está diretamente relacionada ao comprimento da onda.
Sendo assim, aqui vão algumas especificações para te auxiliar na hora de escolher a melhor cor para os seus procedimentos:
Cluster LED verde (525 nm a 570 nm)
É utilizado para tratamentos no intuito de atingir a derme papilar (primeira camada da derme). O cluster de led verde promove hidratação da pele, auxiliando nos tratamentos de:
- Estrias;
- Pele desidratada;
- Manchas;
- Olheiras;
- Edemas e;
- Acne rosácea.
Cluster LED azul (400 nm a 470 nm)
O LED azul promove a hidratação da pele e dos fios e potencializa os resultados dos ativos. Além disso, possui efeito clareador e despigmentante, promove a sebo-regulação e é perfeito para a derme reticular (segunda camada da pele).
Os tratamentos feitos com esta cor são:
- Manchas superficiais;
- Superfície capilar;
- Lesões benignas, pré-malignas e malignas superficiais e;
- Acne.
Cluster LED âmbar (570 nm a 590 nm)
O LED âmbar é calmante e indicado para peles sensíveis ou com rosáceas. Suas principais ações são de melhora na circulação sanguínea e linfática, de diminuição de edemas, e estímulo da hidratação e do colágeno. Por isso, suas principais indicações são:
- Flacidez;
- Estrias;
- Pele desidratada;
- Manchas;
- Olheiras;
- Estímulo de colágeno;
- Edemas;
- Acne e;
- Rosácea.
Cluster LED vermelho (630 nm a 700 nm)
Este LED aumenta a permeação de ativos e a tonificação da pele — aumentando a produção de colágeno. Trata as camadas mais profundas da pele (hipoderme e derme reticular). As principais indicações do cluster de LED vermelho são:
- Rejuvenescimento;
- Alergias;
- Psoríase;
- Manchas profundas;
- Ações anti-inflamatórias, vasodilatador, cicatrizante;
- Olheiras;
- Queloide e;
- Podologia.
Cluster LED infravermelho (850nm a 1200nm)
Este LED tem a capacidade de agir desde a derme profunda até a camada muscular, promovendo ação anti-inflamatória. Além disso, o LED infravermelho também melhora a permeação de ativos dos dermocosméticos. Suas principais ações são:
- Imunoproteção;
- Cicatrização profunda;
- Analgesia;
- Rejuvenescimento;
- Permeação de dermocosmético.
Como escolher o cluster ideal?
Você deve ter notado que alguns tratamentos podem ser feitos com mais de um cluster. Por exemplo, o tratamento de estrias pode ser feito com o cluster verde e com o âmbar. Então, como escolher?
A melhor dica é: observe sempre a camada que ele vai atingir e a profundidade da desordem estética do seu cliente. Neste exemplo, se é uma estria nova, mais superficial, use o cluster de LED verde. Já se for uma cicatriz mais enraizada, prefira o cluster de LED âmbar.
E aí, descobriu o cluster ideal para o seu tratamento? Gostou das informações que trouxemos? Pois saiba que estamos sempre produzindo este tipo de conteúdo — focado em tirar todas as suas dúvidas sobre estética.
Caso tenha gostado e queira continuar recebendo nossos textos, é só seguir a Rentalmed no Instagram!
E tem mais: em nossa loja online nós temos todos esses clusters disponíveis. Com poucos cliques, você pode ter todos eles e entregar tratamentos de altíssimo nível em sua clínica. Confira aqui!