A candidíase é uma das infecções mais comuns que se conhece. Para se ter uma ideia, há a estimativa de que até 75% das mulheres de todo o mundo podem vir a ter candidíase em algum momento. Além disso, uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Bayer e realizada pelo Ibope mostrou que 52% das brasileiras já sofreram com o problema pelo menos uma vez na vida.
Considerando esses números – e o grande incômodo que a infecção causa –, é comum que mulheres busquem não apenas a cura, mas também formas de prevenção, soluções que mostrem como evitar candidíase. Afinal, como estamos falando de um fungo, é perfeitamente possível evitar seu surgimento e proliferação.
O que talvez você não saiba é que a estética íntima é um dos melhores métodos nesse sentido. “Como?”, você se pergunta? É isso que nós mostramos aqui! Antes disso, porém, falamos um pouco mais sobre a candidíase, suas causas e a relação que ela tem com a estética.
Acompanhe!
O que é candidíase? Quais são suas causas?
A candidíase é uma infecção genital causada principalmente pelo fungo Candida albicans. Seus sintomas mais recorrentes incluem coceira intensa, vermelhidão e corrimento esbranquiçado – o que a faz ser extremamente desconfortável. Outros sinais menos comuns da infecção podem ser inchaço e ardor na região e dor ou desconforto ao urinar.
A presença do fungo Candida albicans na região genital, assim como de outros fungos do gênero Candida, é natural e não causadora de qualquer sintoma. As infecções acontecem quando esses fungos se proliferam – é exatamente aí que está o problema.
As causas por trás da proliferação que ocasiona a candidíase são variadas, podendo incluir uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides; gravidez; período menstrual; doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como diabetes, AIDS, HPV e lúpus; uso frequente de roupas apertadas ou molhadas; e usar absorvente por mais de 3 horas seguidas.
Como evitar candidíase através da estética íntima?
Ok, mas o que a estética íntima tem a ver com tudo isso? Ao falar em dermocosméticos, os produtos mais utilizados na região íntima têm os objetivos de rejuvenescer, clarear e hidratar o local. No entanto, a composição de ativos desses dermos é tão completa que os benefícios não param por aí.
Alguns desses produtos, inclusive, contam com ativos selecionados que contribuem com a manutenção do equilíbrio da região íntima e de suas condições fisiológicas naturais, o que é bastante saudável para a saúde da região. Características como essa são fundamentais na prevenção da candidíase.
Esse é o caso do Nano Pré-biótico presente na linha Nano Renew Femme, da Ecco’s Cosméticos, sobre a qual nós falamos com mais detalhes na sequência.
Conheça a linha Nano Renew Femme, da Ecco’s Cosméticos!
Agora, nós vamos mostrar na prática como evitar candidíase por meio da estética íntima! Um dos componentes do Nano Pré-biótico que nós citamos, presente em todos os produtos da linha, é o óleo de cravo.
Este ativo é conhecido como um ingrediente capaz de controlar os processos de proliferação de fungos nas regiões íntimas. Estudos científicos já comprovaram estas informações da cultura tradicional, provando que esta fonte de óleo realmente age contra os fungos, em especial de diferentes espécies de Candida.
Ademais, já foi demonstrado que a associação deste óleo com nanoemulsões é capaz de potencializar o seu efeito antimicrobiano.
Com uma lista de ativos tão extensa, poderíamos passar páginas e mais páginas descrevendo os pontos positivos da linha Nano Renew Femme. Mas, ainda falando sobre como evitar candidíase, há um segundo ativo que se deve destacar: o barbatimão.
Possuindo um elevado teor de taninos, que agem sobre a integridade da parede celular da levedura, afetando e inibindo o seu crescimento no organismo, o barbatimão tem ação antifúngica, em que estudos sugerem a inibição do crescimento da Candida albicans, justamente o fungo causador da candidíase.
A linha conta com 6 produtos: esfoliante, máscara clareadora, sabonete, higienizador, tônico e sérum firmador – todos destinados especialmente à região íntima.
Para conhecer melhor todos eles, é só clicar aqui!
Por fim, caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo o material informativo da Rentalmed, é só seguir o nosso perfil no Instagram!