Você também pode ouvir este post!
Nenhum procedimento estético começa e termina dentro do consultório do esteticista. Para garantir o sucesso do tratamento, há todo um processo complementar que deve ser feito tanto antes quanto depois da atuação dos aparelhos e dos ativos.
Neste sentido, nada se compara à importância dos cuidados pós-tratamentos estéticos, isto é, aquelas ações que o paciente deve ter em casa para não apenas potencializar como assegurar os resultados desejados. Em outras palavras, o famoso home care.
Mesmo que cada procedimento exija cuidados específicos, há algumas ações que precisam ser tomadas por qualquer paciente — independente de qual seja o tratamento. E é seu papel, como esteticista, dar todas as orientações necessárias.
Foi com isso em mente que a rentalmed preparou este texto. Além de reforçar a importância dos cuidados pós-tratamentos estéticos, vamos listar e explicar alguns dos cuidados que você deve repassar para seus clientes.
Saiba mais!
Qual é a importância dos cuidados pós-tratamentos?
Quando uma cliente busca realizar um tratamento estético com você, ela o faz por um único motivo: os resultados. Para ela, não importa se você realizou o procedimento da maneira correta; o que ela realmente quer é ver e sentir a mudança promovida — seja ela facial ou corporal.
É lógico que nós entendemos a necessidade de executar cada passo de forma apropriada, não apenas pelos resultados, mas também (e principalmente) pela segurança. No entanto, é inegável que o que realmente faz a paciente investir não é isso.
Então, como garantir os melhores resultados? É exatamente aí que entram os cuidados pós-tratamentos, assim como sua relevância.
Para muito além da metáfora, aquela frase que diz que a verdadeira beleza vem de dentro para fora está correta. Afinal, o funcionamento adequado do organismo influencia a aparência — e muitos dos cuidados pós-tratamentos estéticos têm o objetivo de auxiliar esses processos do corpo.
É por isso que os cuidados são tão importantes: para potencializar os resultados dos procedimentos estéticos.
4 cuidados que devem ser tomados após qualquer procedimento
1. Alimentação
A primeira orientação que você deve dar para qualquer paciente é sobre a alimentação. Uma alimentação balanceada e saudável no geral é indispensável, mas há algumas instruções específicas que precisam ser seguidas.
Para começar, a ingestão de mais alimentos ricos em vitamina C é muito recomendada. Brócolis, pimentão e tomate são alguns exemplos, além, é claro, de frutas cítricas como morango, kiwi e laranja.
Contudo, mais importante que o que comer é o que não comer. Alimentos com muito sódio e/ou ricos em conservantes, como enlatados e embutidos, devem ser cortados. Além de fazerem com que o paciente retenha muito líquido e fique inchado, eles ainda atrapalham a cicatrização — processo fundamental em muitos procedimentos estéticos.
2. Água
A alimentação é crucial, mas ela não está sozinha. O consumo de água deve ser um aliado neste processo de pós-procedimento. Lembra o que falamos acima sobre a retenção de líquidos? Consumir a quantidade diária recomendada de água, isto é, 2 litros, também evita que isso aconteça.
É muito importante que você reforce este cuidado em seus atendimentos, visto que uma grande parcela da população brasileira não consome tanta água quanto deveria.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) mostrou que, em média, menos de 60% da população brasileira cumpre essa recomendação de 2 litros.
Portanto, não se esqueça deste ponto!
3. Exercícios físicos
Há duas questões relevantes que devemos tratar ao falar de exercícios físicos. Por um lado, é preciso considerar que o corpo acabou de passar por uma lesão, ainda que pequena. Sendo assim, o ideal é pegar mais leve por um tempo.
O quão mais leve e por quanto tempo — assim como a necessidade ou não de um período de repouso — é algo que você deverá avaliar de acordo com o tratamento.
Por outro lado, o procedimento estético nunca pode ser uma ação isolada. Para que os efeitos se mantenham com o passar do tempo, a colaboração do paciente também deve vir no formato dos exercícios físicos. Afinal, eles fazem maravilhas para a saúde do corpo e da mente, além, é claro, de serem indispensáveis para manter a forma.
4. Hidratação da pele
A última dica que trouxemos é uma das mais importantes. Como acabamos de citar, a maioria dos procedimentos causa pequenas agressões na pele. Para garantir a recuperação e acelerar o processo, a hidratação é obrigatória.
Você pode (e deve) recomendar produtos com propriedades cicatrizantes, calmantes e hidratantes — tudo de acordo com a indicação clínica específica de cada paciente.
Isso, inclusive, é uma forma de faturar mais, sabia? Aqui com a rentalmed, por exemplo, você pode adquirir esses produtos com preços especiais para profissionais de estética e revendê-los para suas clientes. Todo o nosso catálogo de dermocosméticos pode ser acessado aqui.
Entendeu por que dar as orientações corretas em relação aos cuidados pós-tratamentos estéticos é tão necessário? Entregando os melhores resultados, você se destaca no mercado e pode atender cada vez mais pacientes!
Caso tenha gostado deste conteúdo e queira continuar recebendo os materiais da rentalmed no seu celular, é só seguir o nosso perfil no Instagram!