Seja com laser ou não, é inegável que a depilação é uma queridinha entre as brasileiras. Em 2019, quase 80% da população feminina entre 12 e 65 anos em todo o país utilizou algum método de depilação. Somando esse número ao dos homens – que representam uma porcentagem bem mais baixa –, totaliza-se pouco menos de 70 milhões de pessoas.
Fica muito claro, portanto, que a remoção de pelos é extremamente popular entre as mulheres do Brasil. Mas você já parou para pensar em qual é o tipo de depilação mais comum entre as pessoas? E, para além disso, sabe se é possível afirmar que um tipo é melhor do que os outros?
Analisando e comparando características dos principais métodos de depilação, a Rentalmed te mostra, ao longo deste texto, por que a depilação a laser é, sim, melhor que a lâmina e a cera. Vamos entender melhor?
Conhecendo alguns tipos de depilação
Antes de partirmos para a lâmina, a cera e o laser, é importante lembrar que essas não são as únicas técnicas que existem – apesar de serem as mais procuradas. Outras soluções que também podem ser listadas são o creme depilatório, a pinça e a linha.
Por meio de uma ação química, o creme ataca a haste do pelo e o parte. Apesar de ser indolor, não é recomendado para qualquer um; peles mais sensíveis podem acabar sofrendo com irritações e alergias.
Já a pinça é uma velha conhecida das mulheres de todo o Brasil. Diferentemente do creme (e também da lâmina, como veremos adiante), remove o fio desde sua raiz. Porém, é lembrada por ser dolorida e demorada, visto que exige a remoção fio a fio. Costuma ser mais indicada para regiões menores justamente por esses motivos.
Por fim, ainda mais velha que a pinça, temos a linha. Você sabia que o uso da linha para depilação é uma técnica milenar? Através da movimentação de duas linhas entrelaçadas e com o atrito que esse movimento faz, os fios são arrancados, também desde a raiz.
A depilação com lâmina
Começando os principais, vamos com aquele que é, provavelmente, o mais utilizado e presente em todas as casas brasileiras. As lâminas, popularmente chamadas de giletes, são práticas, rápidas e econômicas. Por outro lado, cortam os pelos apenas na base, deixando a raiz intacta. Com isso, em poucos dias eles já voltam a crescer.
Outro ponto negativo é o atrito constante com a pele – causador de irritações, pelos encravados e até mesmo manchas. Além disso, se a lâmina não for trocada com certa constância, o metal oxida e deixa a pele suscetível ao surgimento de alergias.
A depilação com cera
A cera já é uma alternativa melhor que a lâmina em vários aspectos – a começar pelo fato de atacar a raiz dos pelos. Pode ser dividida em cera quente e cera fria, sendo que:
- A cera quente dilata os poros e facilita a remoção, fazendo-a ideal para áreas sensíveis e de pelos mais grossos, enquanto a cera fria é muito usada em regiões com pelos mais resistentes, principalmente braços e pernas.
Contudo, mesmo sendo melhor que a lâmina de uma forma geral, a cera também tem suas desvantagens. Ela é muito famosa por ser o método mais dolorido entre os principais. Para se ter uma ideia, a cera afeta até mesmo o crescimento posterior do pelo. Quando ele for crescer novamente, as chances de encravar e gerar uma foliculite são grandes.
A depilação a laser
Chegou a hora de mostrar por que a depilação a laser é melhor que as outras opções! Para começar, há o fato de que ela é muito mais duradoura, visto que o laser danifica os folículos pilosos e impede o crescimento de novos pelos. A cera ou a lâmina, por sua vez, são apenas temporários e exigem manutenção frequente.
Também há aqui a questão da dor. É preciso deixar claro que não existe depilação que não cause no mínimo um desconforto. Acontece que, mesmo com as altas temperaturas do laser, a sensação ruim não chega nem perto da causada por uma cera.
Para encerrar, junte tudo isso ao fato da economia. Embora a depilação a laser seja um pouco mais cara do que os outros métodos, ela se torna mais econômica a longo prazo, já que os resultados são duradouros e exigem menos manutenção ao longo do tempo.
Alternativa similar ao laser: luz intensa pulsada
Um último ponto a ser citado antes de apresentarmos os melhores lasers de depilação do mercado é o da luz intensa pulsada, também chamado pela sigla LIP ou simplesmente luz pulsada.
Apesar de seus feixes de luz serem policromáticos e não colimados, ou seja, com mais de uma cor e em várias direções, o exato contrário do laser, a luz pulsada tem uma atuação parecida, que também remove os pelos.
O único porém é que, como suas características fazem os comprimentos de onda não serem tão profundos, o número de sessões exigido para alcançar o mesmo resultado do laser é um pouco maior. Ainda assim, o método também é eficaz!
Equipamentos de depilação a laser
Entendeu por que a depilação a laser é a melhor? Então você vai amar conhecer os melhores lasers do mercado! Veja:
Ácrus, da HTM
O Ácrus é um laser de epilação com emissão simultânea de três tipos de laser: Alexandrite, Diodo e ND-Yag. Sua avançada tecnologia Triple Wave o permite ser aplicado em todos os fototipos de pele, inclusive os mais escuros.
Disponibiliza três modos de tratamentos flexíveis, sendo eles: varredura, sequencial e pontual, garantindo velocidade de aplicação e personalização conforme a necessidade de cada cliente.
Vega, da Ibramed
O Vega é mais um exemplo de aparelho que se destaca por contar com a tecnologia Triple Wave, também atuando com Alexandrite, Diodo e ND-YAG.
Seu grande diferencial está nos aplicadores. O equipamento apresenta duas opções de aplicadores intercambiáveis e duas ponteiras exclusivas com tamanho de 0,81 cm² e 3 cm², sendo esta a maior disponível no mercado!
Hakon, da Medical San
Para encerrar, temos o laser mais versátil do mercado. O Hakon é o único aparelho que trabalha com quatro comprimentos de onda distintos: Rubi, Alexandrite, Diodo e ND-YAG, aumentando ainda mais a gama de clientes que podem ser atendidos.
Por ser o único que também possui o laser rubi, pode ser utilizado em pessoas com fototipos mais claros sem causar nenhum dano à pele.
E aí, gostou deste material? Lá no nosso Instagram você encontra muito mais, viu!? Para acompanhar o melhor conteúdo sobre o universo da estética, é só clicar aqui!