Networking

Não é de hoje que o termo entrou em evidência. Você já deve ter ouvido sobre a importância de fazer um bom networking – seja por amigos, dentro de empresas ou no seu negócio.

Hoje em dia, fazer networking e ampliar sua rede de contatos é uma forma interessante de melhorar os resultados da sua empresa.

Mas o que torna o networking tão poderoso e como você pode usar isso ao seu favor? O Dica de Marketing #4 veio para te contar tudo!

Vem com a gente.

O que é networking?

O Networking é a capacidade de fazer conexões relevantes para a sua empresa. No mundo dos negócios e do empreendedorismo, o Networking é capaz de conquistar mais clientes ou de, pelo menos, gerar melhores condições para converter mais acordos.

E aí, a inspiração pode vir de vários lugares: como dos próprios concorrentes, por exemplo. Empresários de outras áreas também podem compartilhar ideias interessantes e inovadoras para você aplicar e alavancar seu negócio.

Mas isso não significa, é claro, que qualquer relação deva ser planejada visando apenas a sua empresa. Conhecer pessoas novas é importante para desenvolver seu lado pessoal, por isso, esteja aberto a convites de todas as áreas.

Como fazer networking é importante?

Antes de tudo, entenda que uma boa rede de contatos não é criada da noite pro dia. Então, tenha calma. Nada de ansiedade!

Para colher bons frutos, é necessário ter uma constância nas ações para criar e reforçar sua rede de relacionamentos. Portanto, comunique-se com seu público! Curta comentários, faça postagens periódicas, entregue novidade e fale o que seu cliente quer ouvir! Quando o assunto é comunicação, é importante desenvolver relações equilibradas e naturais com sua rede.

Para te ajudar com isso, separamos 6 dicas de como fazer networking, criar uma rede de relacionamento e conquistar mais clientes.

Vamos lá?

Como funciona o networking

#1. Qualidade é mais importante que quantidade

Muitas pessoas acham que o importante é conhecer muita gente e manter o contato com todas elas. Mas, na verdade, não é bem assim: a qualidade da relação é muito mais importante do que a quantidade de pessoas.

É muito melhor ter um grupo ativo nas redes sociais, que interage com você e com o seu material, do que ter uma imensidão de contatos com os quais você nunca realiza trocas e nem tem interesses em comum. Portanto, foque na qualidade.

#2. Busque contatos relevantes

O segredo de um bom networking está na capacidade de interação: quanto mais ativa for sua rede, maior é a chance de você atingir seus objetivos.

Mas atenção! Antes de investir tempo em construir novos relacionamentos, entenda como essa conexão pode ajudar a desenvolver seu negócio.

#3. Entenda qual é a maneira certa de iniciar o contato

Principalmente no primeiro contato, é preciso ficar atento para não ser inconveniente e invasivo com as pessoas logo nas primeiras tentativas de interação.

Busque entender o perfil de cada pessoa da sua rede. Por exemplo: pessoas que curtiram ou comentaram suas publicações nas redes sociais têm maior probabilidade de aceitar esse primeiro contato.

Por outro lado, pessoas com pouca ou nenhuma interação exigem recursos mais criativos antes deste contato ou não responderão bem. Então respeite o perfil de cada um de seus contatos e você terá mais chances de conseguir bons resultados.

Uma dica (principalmente para estas pessoas que não interagem ainda) é trazer conteúdos relevantes para a sua rede. Entendendo o que eles consomem e quais são as características de cada canal, fica mais fácil de criar esta relação.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, têm características mais descontraídas. Já o WhatsApp pede uma relação mais próxima. Crie conteúdos de acordo.

#4. Mantenha-se atualizado

Fique atento às novidades e sempre atualize os conhecimentos sobre sua área de atuação. Para isso, além de estudar, vá a palestras, cursos, workshops e até a happy hours!

como fazer networking

Quando você acompanha as novidades do seu mercado descobre que sempre há questões a serem discutidas e assuntos relevantes para conversar com sua rede. Como bônus, você aumenta, assim, a percepção do seu público em relação a você.

Manter-se atualizado, demonstra sua capacidade de conservar sua rede de contatos ativa e mostrar seu interesse e autoridade no assunto.

#5. Dedique-se à manutenção dos novos contatos

Não adianta nada trazer pessoas novas para a sua rede e não manter um relacionamento com elas!

Lembra que já falamos que a comunicação precisa ter constância e equilíbrio? Então: momentos de interação são fundamentais. Para isso, dicas são fazer um calendário de publicações, enquetes, sorteios e até desafios – mas lembre-se: qualidade é sempre melhor que quantidade.

Outra dica é: ao invés de só compartilhar frases de efeitos, escreva bons artigos sobre seu negócio e ofereça seus serviços. Mostre a necessidade que seu público tem de consumir o que você oferta.

Com atenção e cuidado, você pode expor suas opiniões e formar uma rede de seguidores ativos e interessantes.

#6. Priorize um networking com interesses em comum

Encontrar pessoas que se identifiquem com você torna o networking muito mais natural, agradável e com mais chances de converter em negócio.

Sendo assim, aproveite a vitrine que as redes sociais proporcionam e crie autoridade. Como fazer isto? Mantendo os seus clientes informados sobre seus produtos e serviços.

Sabendo a maneira mais adequada para o seu negócio, é possível investir em mecanismos que contribuam para impulsionar seu nome como uma autoridade na área de atuação e construir um networking de qualidade.

O que é networking?

Algumas técnicas inventadas para criar conexão com seu cliente podem ajudar a estabelecer uma relação de confiança. Agora é só colocar a mão na massa!

E aí, gostou destas dicas? Deixe aqui nos comentários como funciona a rede de conexões da sua marca! 

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