Por muito tempo alvo de preconceitos, hoje as tatuagens estão em alta. Uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Dalia, da Alemanha, mostrou que quase 40% da população mundial tem pelo menos uma tatuagem. Este mesmo estudo ainda mostrou que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de países com mais pessoas tatuadas.
Por outro lado, o aumento do número de tatuados fez crescer também a quantidade de arrependidos e, junto dela, a procura por procedimentos de remoção de tatuagem – trazendo uma nova área de atuação com grande potencial para os profissionais de estética.
Ainda que outros métodos tenham sido proeminentes anos atrás (como as abrasões mecânica e química e a cirurgia), o laser passou a ser a principal técnica para remover tatuagens em todo o mundo. E é sobre ele que nós vamos falar aqui – funcionamento, quantidade de sessões, riscos e mais.
Boa leitura!
Como funciona a remoção de tatuagem a laser?
Se você trabalha com depilação a laser ou entende pelo menos um pouco sobre o assunto, já deve ter uma noção de como funciona a remoção de tatuagem com o laser, visto que elas são muito similares – apesar de utilizarem equipamentos distintos.
Assim como na depilação, o laser para remoção de tatuagem é atraído pelos pigmentos – só que, aqui, eles não são os pelos, e sim a tinta da tatuagem. Ao atingi-los, a energia de alta intensidade descarregada pelo laser fragmenta esses pigmentos em micropartículas.
Uma vez que o pigmento toma o formato de partículas reduzidas, o corpo consegue eliminá- lo. Os macrófagos, então, fagocitam essas partículas – visto que elas são estranhas ao corpo – que posteriormente são eliminadas por completo pelo sistema linfático.
Quantas sessões são necessárias? Quanto cobrar?
Na maioria dos tratamentos estéticos, é possível afirmar com certa tranquilidade o número de sessões necessário para alcançar os resultados desejados. Na remoção de tatuagens, a situação muda um pouco. Isso porque cada caso é único em diferentes aspectos, incluindo o tamanho e as cores do desenho, a idade da tatuagem, a cor da pele do paciente e outros.
Em uma estimativa mais solta, podemos estipular uma média de 8 a 12 sessões. Contudo, cada tatuagem tem uma resposta. A avaliação do profissional é indispensável para um bom resultado.
Além disso, é importante citar que o intervalo entre as sessões pode chegar a 60 dias, ou seja, o tratamento completo às vezes leva até 2 anos ou mais.
Quanto aos preços, eles seguem a mesma lógica da quantidade de sessões: dependem dos mesmos fatores – especialmente o tamanho da tatuagem. Eles costumam iniciar em aproximadamente R$ 200 para desenhos menores e podem chegar a R$ 3.000,00 por sessão.
É perigoso remover tatuagem?
O único risco da remoção da tatuagem a laser é o surgimento de pequenas cicatrizes. Porém, ele é consideravelmente baixo. Basta que o paciente siga todas as orientações, tanto pré quanto pós-sessões, para que o problema não aconteça.
Essas orientações incluem hidratar a pele no local da tatuagem antes das sessões, não comparecer com a pele queimada do sol e, após cada sessão, usar pomadas cicatrizantes e compressas geladas, evitar o sol e tomar bastante cuidado em relação a atritos com roupas, unhas e mais.
Há, ainda, as contraindicações. Grávidas e lactantes não podem se submeter à remoção, assim como pessoas com problemas de pele que dificultem a cicatrização. Salvo esses casos, os riscos referentes ao procedimento são baixíssimos.
Esse baixo risco, inclusive, é uma conquista do laser – graças à alta tecnologia dos equipamentos. Nos métodos mais utilizados antes de sua disseminação, as agressões à pele eram muito maiores, o que também aumentava a incidência de cicatrizes.
Além da tatuagem: remoção de pigmentação e black peel
Você veio até aqui para aprender sobre laser para remoção de tatuagem. Mas você sabia que o mesmo laser usado nas tattoos também tem outras aplicações? E já que é para investir em um desses equipamentos, por que não conhecer todas as funções dele e aproveitá-lo da melhor maneira?
O mesmo laser que remove as tatuagens também é capaz de remover micropigmentações, visto que elas não passam de uma espécie de tatuagem na sobrancelha. O processo é o mesmo; a única diferença é que os resultados são ainda melhores, já que, ao contrário de outras tatuagens, a micropigmentação não atinge as camadas mais profundas da pele.
Já o black peel é bem diferente. Trata-se de um tipo de rejuvenescimento facial que une a aplicação de uma máscara de carvão ativo ao laser. Depois de deixar a máscara agir no rosto por 10 minutos, os disparos do laser aumentam o poder de penetração da pele por parte da máscara – potencializando seus resultados.
Conhecendo o Ômer
Se você se interessou pela possibilidade de trabalhar com um laser para remoção de tatuagem, precisa conhecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro: o Ômer, último lançamento da Medical San.
O Ômer é um equipamento de laser para remoção de tattoos e micropigmentação. Funciona com dois comprimentos de ondas diferentes: 1064 nm e 532 nm, adaptando-se à cor do pigmento a ser tratado; o comprimento de 1064 nm é indicado para pigmentos escuros, enquanto o de 532 nm remove pigmentos mais claros.
Visando facilitar a rotina do profissional de estética e garantir ainda mais segurança e eficiência, o aparelho tem um aplicador anatômico e com spot de 4 mm.
Essas características fazem dele o recurso perfeito para remover micropigmentações e tatuagens, além de permitirem também o rejuvenescimento através do black peel.
Mais atributos que contribuem muito com a praticidade diária são sua leveza e o tamanho compacto – seja para armazenar com mais conforto ou para transportar com mais proteção.
Quer conhecer melhor o Ômer? Nós temos uma página inteirinha dedicada a ele no nosso site! Para saber mais, é só clicar aqui.
Já tinha pensado em entrar para o segmento das tatuagens? O que achou da técnica de remoção e do Ômer? Caso tenha gostado do texto e queira continuar descobrindo cada vez mais facetas do mundo da estética, acompanhe a Rentalmed no Instagram!
Nós estamos sempre postando conteúdos diversos sobre este universo que tanto amamos 😉