Dentro da estética, há alguns conhecimentos que são mais comuns que outros. A maioria das pessoas, profissionais ou não, sabem que o ultrassom é um ótimo procedimento para queima de gordura, por exemplo. No entanto, a situação muda um pouco quando o assunto é comprimentos de onda.
Normalmente, só os profissionais que trabalham com procedimentos que utilizam essa medida sabem o que ela significa. Porém, entender o que são comprimentos de onda e como eles interferem em certos tratamentos é importante até mesmo para os esteticistas que não lidam diretamente com esses procedimentos.
Afinal, sempre há a possibilidade de que esses profissionais de estética venham a atuar com algum tratamento que mexe com comprimentos de onda. Conhecer os diferentes comprimentos e suas ações é, portanto, um ótimo ponto de partida.
Vamos entender melhor?
Comprimentos de onda: o que são?
Procedimentos que trabalham com a emissão de luz em diferentes formatos (como LED, laser e luz pulsada, já citados no título deste texto) têm suas luzes medidas em comprimentos de onda.
A unidade desta medida são os nanômetros, que equivalem à bilionésima parte de um metro.
Se uma determinada luz, propagada em ondas, tem o comprimento de 430 nm, esta é a distância entre seus ciclos, como ilustra a figura abaixo:
No gráfico, a letra grega lambda (λ) representa o comprimento da onda sendo analisada. Mas a parte física não é o que realmente importa para nós, certo?
Para a estética, o mais importante a se saber é que quanto maior o comprimento de onda, maior também a profundidade da pele que a luz atinge e que, de acordo com isso, o efeito sobre a pele varia. Além disso, é esta medida que define a cor da luz emitida.
Vejamos então, na prática, como os diferentes comprimentos de onda interferem nos tratamentos. Para demonstrar de forma clara, vamos usar como exemplo os tratamentos com LED, luz intensa pulsada e laser.
Quais são os efeitos de cada comprimento de onda?
LED
A fotobiomodulação, popularmente conhecida como LEDterapia, utiliza luzes de LED para provocar efeitos diversos no metabolismo. Seus comprimentos e ações são:
- 470 nm (azul): hidratação, clareamento e ação bactericida;
- 590 nm (âmbar): estímulo de colágeno, cicatrização e clareamento;
- 640 nm (vermelho): estímulo de colágeno, cicatrização, clareamento, pós-operatório, inflamação e tratamento capilar;
- 810 nm (infravermelho): cicatrização, pós-operatório e imunomodulação.
Luz Intensa Pulsada (LIP)
A LIP é uma tecnologia que utiliza feixes de luz policromáticos e não colimados, ou seja, com mais de uma cor e em várias direções. Contudo, o uso de filtros de corte limita a emissão das cores para provocar os efeitos desejados. Seus comprimentos e tratamentos são:
- 480 nm: acne ativa e regulação da oleosidade;
- 530 e 590 nm: clareamento, rosácea e rejuvenescimento;
- 640 e 690 nm: depilação.
Laser
A emissão de luz do laser é o exato contrário da luz pulsada, isto é, monocromática e colimada. Com isso, sua luz é focalizada e tem apenas uma cor, um comprimento – o que pode ser alterado na programação do equipamento para mudar os efeitos.
Aparelhos de laser têm uma atuação mais específica. O mesmo equipamento não costuma atuar com depilação e com remoção de tatuagem, por exemplo.
Os comprimentos e tratamentos do laser são:
- 532 nm: remoção de tatuagem colorida;
- 655, 755 e 810 nm: depilação;
- 1064 nm: depilação, fracionado para rejuvenescimento, remoção de tatuagem escura e black peel.
Aprofundando o conhecimento sobre as terapias
Agora que você já conhece os comprimentos de onda, que tal entender um pouco mais de cada um dos procedimentos que nós trouxemos neste texto?
O blog da Rentalmed não é o único espaço em que nós produzimos conteúdo pensado especialmente para profissionais de estética. Nós também temos muito material em nosso canal no YouTube!
Se você quer aprofundar seus conhecimentos, confira os vídeos que sugerimos na sequência:
Com todo esse material, não vai faltar estudo! E caso tenha gostado das informações que trouxemos aqui, saiba que você pode acompanhar ainda mais. Para não perder nada do que postamos, é só seguir a Rentalmed no Instagram!