A estética facial contempla uma grande variedade de procedimentos para rejuvenescer e, principalmente, cuidar do rosto. Recursos como fototerapia, microagulhamento, luz intensa pulsada e preenchimento com ácido hialurônico são apenas algumas das opções que estão em alta e atraem milhares de clientes.
Por outro lado, um dos tratamentos mais procurados na estética facial é outro: o peeling. A palavra, que em inglês significa “descamação”, é autoexplicativa. O principal objetivo do peeling é remover camadas mais superficiais da pele, compostas por células mortas, além de promover a renovação dos tecidos – assim como outros efeitos.
E assim como observamos em vários outros procedimentos estéticos, existem diferentes tipos de peeling. É sobre isso que vamos falar neste texto! Conhecendo as possibilidades, você poderá avaliar melhor qual é a mais indicada para cada cliente e suas disfunções.
Vamos entender melhor?
As categorias de peeling
Antes de falarmos a respeito dos tipos específicos de peeling, é importante que façamos uma divisão em categorias. Basicamente, podemos dividir o peeling em três “espécies” distintas:
- Mecânico;
- Químico;
- A laser.
Classificações como essa ajudam a entender a forma majoritária de atuação dos peelings, já que certas categorias têm subdivisões. O peeling de diamante e o peeling de cristal, por exemplo, fazem parte do que chamamos de peeling mecânico.
Esses dois exemplos, inclusive, estão entre os mais comuns do mercado – e nós falamos mais sobre eles na sequência. Acompanhe!
4 principais tipos de peeling
1- Peeling de diamante
O peeling de diamante se baseia em uma esfoliação da pele com o objetivo de retirar as células mortas da camada mais superficial. Sua aplicação se dá com o uso de uma caneta específica aliada a um equipamento de vacuoterapia.
As ponteiras usadas na caneta são diamantadas – daí o nome – e podem ser trocadas seguindo o objetivo do tratamento. Com a troca das ponteiras, a profundidade da microdermoabrasão também varia.
Contribui nos tratamentos de manchas, rugas, linhas de expressão e estimula a produção de colágeno e elastina.
Como o peeling de diamante é o mais procurado desses tratamentos, nós temos um texto dedicado inteiramente a ele! Para entender melhor sua atuação, é só clicar aqui.
2- Peeling de cristal
O peeling de cristal é similar ao peeling de diamante, ou seja, também atua com esfoliação. A diferença está na ponteira utilizada, que aqui não é diamantada. Ao invés disso, ela lança cristais de óxido de alumínio que, juntos da pressão negativa do aplicador, fazem a esfoliação.
Assim como o outro tipo de peeling mecânico que explicamos – o peeling de diamante –, o peeling de cristal é feito com uma caneta e um aparelho específicos. É indicado para tratar cicatrizes, estrias e flacidez.
3- Peeling químico
O peeling químico também é muito procurado pelos diversos efeitos que promove nos tratamentos faciais. Leva esse nome porque – ao contrário do peeling mecânico – não se baseia na microdermoabrasão da pele, mas sim na ação de diferentes substâncias químicas, principalmente ácidos.
A profundidade também pode variar bastante aqui, de acordo tanto com os químicos quanto com os objetivos do tratamento. Suas principais aplicações incluem manchas, marcas de acne, rugas, pele danificada pelo sol e outras cicatrizes.
Um adendo para esse caso é que a pele fica mais sensível que nos outros e, portanto, os cuidados devem ser maiores. Além do creme hidratante com filtro solar, recomenda-se evitar a exposição ao sol por pelo menos 10 dias depois do procedimento.
4- Peeling de Hollywood
Por último, temos o black peel, popularmente conhecido como Peeling de Hollywood. De todos os tipos de peeling que trouxemos, este é o mais superficial, com efeitos menos duradouros.
Funciona com a união da aplicação de uma máscara de carvão ativo aos disparos de um laser. O laser, quando aplicado sobre a máscara de carvão, é atraído por ela, gerando a absorção e a evaporação da máscara juntamente com a camada córnea da epiderme. Este é o processo que gera o peeling superficial e iluminador.
É muito indicado para rejuvenescimento, hipercromias e controle de oleosidade.
Esses são os principais tipos de peeling! Você já conhecia todos? O que achou das informações que trouxemos? Caso tenha gostado e queira continuar aprendendo com a Rentalmed, é só nos seguir no Instagram!