Você também pode ouvir este post!
A sazonalidade é uma questão relevante em inúmeros mercados, incluindo o da estética. Inegavelmente, há períodos do ano em que a realização de certos procedimentos estéticos é mais recomendada do que em outros, especialmente para quem está pensando em conquistar resultados até determinado período — como o verão. Mas por quê? E quando fazer cada um?
Ter conhecimento desse tipo de informação é extremamente importante para as pacientes. Dessa forma, elas podem calcular o tempo de intervalo entre sessões, avaliar todas as circunstâncias envolvidas e decidir exatamente quando procurar os tratamentos que desejam.
Contudo, não são apenas as clientes que obtêm benefícios ao saber quando começar a se preparar para o verão. Entender a influência das épocas do ano permite que você, profissional da estética, saiba quando investir na captação dos clientes.
Afinal, aproveitar os momentos de maior procura permite que o restante do ano — quando a demanda não é tão grande assim — seja mais tranquilo.
Saiba mais!
Quando começar a se preparar para o verão?
Uma grande parte das pacientes que buscam tratamentos o fazem pensando em preparar o corpo para o verão. Afinal, a estação é o período do ano em que andamos com peças mais curtas e tiramos as roupas de banho dos armários.
Vamos ver quando fazer cada um dos principais tratamentos de remodelamento corporal?
Ultrassom
O ultrassom é um procedimento que, entre outras funções, trata gordura localizada. Com o uso de ondas sonoras, ele promove a lipólise, processo que quebra os triglicerídeos armazenados nas células de gordura para que os mesmos sejam eliminados pelo corpo.
Normalmente, o ultrassom demanda 6 sessões — que podem ser feitas a cada 7 ou 14 dias — para apresentar resultados expressivos. Podemos observar resultados cerca de 60 dias após a primeira sessão.
Criolipólise
A criolipólise é uma técnica que utiliza baixas temperaturas (-5ºC a -11ºC) para induzir a cristalização da gordura e causar a morte celular dos adipócitos.
Um dos grandes diferenciais da técnica é a necessidade de apenas uma sessão. Os primeiros resultados já podem ser vistos poucas semanas após a aplicação.
No entanto, para resultados definitivos, o recomendado é iniciar o tratamento com pelo menos dois meses de antecedência.
Radiofrequência
Enquanto a criolipólise faz uso do frio, a radiofrequência é um ótimo recurso para o tratamento de flacidez e, para isso, atua com temperaturas altas. Ao promover a agitação das moléculas, a técnica aquece o tecido biológico com temperaturas que podem variar de 37 a 42°C.
Tal aquecimento provoca a neocolagênese, isto é, o estímulo ao surgimento de novas fibras de colágeno, que, por sua vez, melhoram o tônus da pele. Como consequência, temos um efeito lifting imediato para quadros de flacidez.
O resultado de um remodelamento leva 4 sessões, realizadas com intervalo de 30 dias.
Criofrequência
Este procedimento une o frio ao calor. Ao mesmo tempo em que usa sua ponteira resfriada para congelar as células de gordura, o aparelho emite ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas da área em que são aplicadas.
Assim como na outra crio, já conseguimos ver resultados na primeira sessão. A principal diferença é a quantidade de sessões.
Com a criofrequência, 3 sessões são suficientes, e elas devem ser feitas com 30 dias de intervalo.
Endermoterapia
Também chamada de vacuoterapia, a endermoterapia consiste em massagens profundas feitas com o auxílio de um aparelho próprio. Entrega resultados na eliminação da celulite e da gordura localizada, especialmente na barriga, braços e pernas.
Ainda que a literatura mostre que a endermoterapia promove efeitos com cerca de 10 sessões, sua principal recomendação é como terapia associativa, podendo estar em conjunto com todas as anteriores.
Depilação a laser
Para encerrar, um procedimento diferente, que não atua com remodelamento corporal, mas que também faz parte das buscas de quem visa o verão.
A depilação a laser requer aproximadamente 10 sessões para ter resultados duradouros (embora isso possa variar de acordo com o paciente). Da primeira para a segunda, deve-se trabalhar com um intervalo de 45 a 50 dias. Já da segunda em diante, o tempo de espera é ainda maior.
A boa notícia é que as primeiras sessões já são satisfatórias.
Já sabe quando buscar pacientes para alguns dos principais procedimentos estéticos? O que achou deste material que nós preparamos? Se gostou e quer continuar aprendendo conosco, não deixe de acompanhar a rentalmed no Instagram e no YouTube!