Proteção solar no verão

Que a proteção solar é muito importante, nós já sabemos. Mesmo assim, um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontou que cerca de 60,05% dos brasileiros não usa qualquer tipo de proteção na hora de expor a pele aos raios solares.

Então nós – do Papo de Estética – resolvemos aproveitar o Dezembro Laranja para reforçar um pouquinho os cuidados necessários com a pele. E o tema de hoje é: PROTETOR SOLAR!

Aqui você vai encontrar: Diferenças entre raios UVA e UVB, o que é FPS, como escolher um bom protetor e, como bônus, uma rotina de skin care que pode ajudar você a manter a pele saudável, bonita e ainda protegida do sol!

Vem com a gente?

UVA, UVB, UV?

Muito se fala sobre proteção solar – mas o que tem no sol, exatamente, precisa de proteção? O que diferencia UVA de UVB?

Quando falamos de proteção solar estamos falando, sobretudo, sobre os raios ultravioletas (ou raios UV) que podem ser divididos em três: O UVC, o UVB e o UVA. Hoje, a ANVISA exige que todos os protetores solares vendidos no Brasil ofereçam proteção para os dois últimos: raios UVB e UVA.

Isto porque estes são os raios com potencial mais prejudicial à saúde da pele – cada um com um efeito diferente, mas ambos com fatores que contribuem para o câncer de pele.

Raios UV e a proteção solar

UVB

Segundo estudos de Araújo e Souza, os raios UVB têm menor penetração na pele –chegando apenas à epiderme. Por isso mesmo, são estes os raios que causam:

  • Vermelhidão na pele;
  • Queimaduras;
  • Marcas de roupa;
  • Descamação e
  • Bolhas!

Sabe quando ouvimos que devemos evitar a exposição prolongada e desprotegida ao sol das 9h às 15h? É para te proteger destes raios! Este é o horário em que ele está mais forte.

UVA

De acordo com os mesmos estudos de Araújo e Souza, os raios UVA são aqueles que têm maior penetração na pele: e chegam até a derme. Assim, a exposição ao UVA provoca um envelhecimento cutâneo precoce e o surgimento de rugas.

Outros estudos apontam que os raios UVA têm a capacidade de ultrapassar vidros. Por isso, estima-se que 50% da sua exposição a eles, aconteça na SOMBRA!!

Não precisamos nem dizer que você deve usar protetor solar na sombra e em dias nublados também, né?

Outra curiosidade sobre este raio é que sua exposição é igual o dia todo. Então esquece a ideia de se proteger apenas de 9h às 15h, tá?! Redobre os cuidados neste horário, mas se proteja o dia inteiro!

proteção solar com skin care

E o FPS?

FPS = Fator de Proteção Solar.

Ele é a forma de medir quão eficaz será o protetor nos cuidados com o sol. Seu fator multiplica o tempo que seu corpo demora para receber a radiação solar.

De forma simples, um FPS 30 faz com que seu corpo demore 30 minutos a mais para receber a radiação que receberia se você ficasse 1 minuto no sol sem proteção.

Aliás, falando em FPS 30: este é o MÍNIMO que você deve usar. Nada de sair ao sol com fatores 2, ou 4!

Como escolher um bom protetor solar?

Um dermatologista é o profissional adequado para te instruir sobre cuidados com a pele e recomendamos que você consulte um, de preferência, ao menos uma vez por ano.

Mesmo assim, existem algumas dicas importantes na hora de você escolher um protetor solar bom:

1 – FPS

Quanto mais clara sua pele, mais alto ele deve ser. Mesmo assim, o mínimo a ser adotado é 30 (de acordo com orientações da SBD).

2 – Regra da colher de chá:

Não adianta você usar um protetor com FPS alto e não aplicá-lo corretamente. Para que ele te ofereça a proteção que promete, você deve passar em torno de uma colher de chá do produto por área.

3 – Sem parabenos

procure protetores que não tenham fórmulas à base de parabenos! À base de petróleo, eles fazem mal para a saúde e também tem potencial cancerígeno.

4 – OIL FREE

principalmente para quem já tem a pele oleosa, o ideal é usar protetores que não são feitos à base de óleo.

5 – Hipoalergênicos

protetores com este selo tem menor possibilidade de causar alergias e irritação na pele!

Proteção solar com produtos

Dicas de proteção solar

Às vezes, a rotina atrapalha um pouco nos cuidados com a pele e acabamos esquecendo de aplicar os produtos diariamente.

Uma dica é incluir na sua rotina da manhã a famosa skin care!

E vamos além: que tal uma dica de skin care eficiente, com produtos que seguem todas as recomendações e que vão deixar sua pele maravilhosa? Aqui vai:

1 – Higienização

Comece limpando bem a pele com o sabonete líquido de Maracujá “Passion for fruits”, da Ecco’s Cosméticos. Aplique-o em pequenas quantidades, e em seguida, enxágue bem o rosto.

2 – Tonificação e hidratação

Em seguida, utilize a Loção Nano Tônica, da Ecco’s. Ela vai ajudar a reestabelecer o PH fisiológico, além de hidratar sua pele.

3 – Vitamina C

Além das propriedades da vitamina c (de antioxidante, por exemplo) este produto é importante na nossa rotina porque potencializa a ação do protetor! Aplique o Nano Vita C após a tonificação, em pequenas quantidades, e massageie a região.

4 – Proteção solar

Por último – o protetor! Recomendamos que você utilize o Eco Milk Sun (também da Ecco’s) pois ele possui: proteção UVA e UVB, é fotoestável, hipoalergênico, Oil Free e livre de parabenos e ainda é vegano.

Após a rotina, você ainda pode aplicar maquiagem normalmente – caso faça parte da sua rotina.

Legal né?

Gostou de saber mais sobre proteção solar? Aqui tem um artigo que pode te interessar também: ele é sobre o Dezembro Laranja e o câncer de pele.

Quer saber tudo o que acontece por aqui? Siga a gente nas redes sociais!

Referências:

Marques Lopes, Flavio, de Oliveira da Cruz, Reinan, de Aleluia Batista, Karla RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E ATIVOS UTILIZADOS NAS FORMULAÇÕES DE PROTETORES SOLARES. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde [en linea]. 2012, 16(4), 183-199[fecha de Consulta 10 de Diciembre de 2020]. ISSN: 1415-6938. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26029236014

ARAUJO, T. S., Souza, S. O. de. Protetores Solares e os efeitos da radiação ultravioleta. Scientia Plena. 2008, vol. 4, n. 11. 1 – 7. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/721/374

Facebook Comments