Você também pode ouvir este post!
O ultrassom é uma tecnologia usada tanto em tratamentos estéticos quanto na fisioterapia. Na estética, faz parte de procedimentos para gordura localizada, celulite e modelagem corporal.
Seu funcionamento é simples de entender: o aparelho de ultrassom emite ondas sonoras acima da frequência audível humana, as quais produzem microvibrações que rompem a membrana dos adipócitos, neste caso gerando um processo de necrose celular.
Porém, o US também pode induzir outras rotas de eliminação de gordura, como lipólise e apoptose, além de estimular a produção de colágeno.
Com a evolução dos equipamentos e da indústria estética como um todo, novas técnicas e possibilidades surgiram.
Uma das principais novidades foi o HIFU, sigla para High Intensity Focused Ultrasound, que pode ser traduzido para algo como Ultrassom Focado de Alta Intensidade. Este procedimento é um pouco diferente, sendo muito conhecido pelos resultados em rejuvenescimento e especificamente no lifting 3D.
O HIFU, por sua vez, é dividido em dois procedimentos distintos: o ultrassom microfocado e o ultrassom macrofocado. Você já deve ter ouvido falar em pelo menos algum desses termos, certo?
Neste texto, a rentalmed te conta tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos explicar em mais detalhes como o ultrassom funciona, mostrar quais são as diferenças entre o ultrassom microfocado e o macrofocado e, por fim, indicar aparelhos que você pode utilizar na sua clínica para obter os melhores resultados com ambas as técnicas.
Acompanhe!
Como o ultrassom funciona?
Como acabamos de citar na introdução, as ondas sonoras de alta frequência emitidas pelo ultrassom produzem microvibrações que rompem a membrana das células de gordura. Mas vamos entender melhor por que esse rompimento ocorre?
As vibrações geram microbolhas, que, por sua vez, são as primeiras que se rompem — antes de romper a membrana dos adipócitos. Com a implosão dessas microbolhas, há um grande aumento de energia nas células de gordura, e é essa energia elevada que rompe a membrana das células adiposas, induzindo uma necrose celular.
Assim se dá a lesão térmica no tecido, gerada pela alta intensidade do equipamento. Após a lesão, o processo de reparo tecidual promove a presença de micrófagos e a produção de elastina e colágeno tipo 1.
Conhecendo o ultrassom HIFU
O ultrassom microfocado e o macrofocado são subdivisões do ultrassom HIFU. Portanto, para que possamos entender cada um dos dois, é preciso voltar um pouco e falar a respeito do procedimento focado de alta intensidade.
Basicamente, equipamentos de HIFU atuam com focalização de onda, ou seja, as ondas emitidas pelo aparelho são concentradas em um ponto específico. Como aqui a energia não se dispersa, os resultados desejados são obtidos mais rapidamente.
Além da focalização, há ainda a alta potência. A capacidade do ultrassom HIFU é superior à de métodos como LIP e radiofrequência, sendo possível até mesmo atingir o Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial (SMAS). É assim, inclusive, que a técnica promove o lifting imediato não-invasivo — efeito muito buscado por quem opta pelo tratamento.
Agora que já entendemos o básico, vamos partir para as divisões?
Ultrassom microfocado
Começamos com o mais conhecido e procurado. O ultrassom microfocado é mais superficial; sua ponteira mais profunda é a de 4,5mm. É a opção escolhida para tratar áreas pequenas como rosto e pescoço e quando se quer um efeito de rejuvenescimento ou redução da flacidez facial.
Seus disparos criam micropontos de coagulação individual, os quais estimulam a produção de colágeno e elastina. Os efeitos variam de acordo com a ponteira utilizada, sendo que:
- Ponteiras de 1,5 a 2mm: reduzem a pigmentação, clareiam a pele e melhoram as linhas superficiais como rugas ao redor dos olhos;
- Ponteiras de 3mm: atingem o colágeno estrutural da pele e entregam a energia necessária para estimular sua produção, promovendo o skin tightening;
- Ponteiras de 4,5mm: alcançam o SMAS, estimulando e contraindo-o em uma ação que causa o efeito lifting.
Ultrassom macrofocado
Como o próprio nome sugere, o ultrassom macrofocado é utilizado em locais maiores. Enquanto o anterior é a alternativa adequada para rosto e pescoço, as áreas corporais pedem o uso do macrofocado.
Seus disparos alcançam estruturas profundas: tanto o SMAS quanto o tecido adiposo. As profundidades podem ultrapassar o dobro do microfocado, chegando a até 13mm.
Lembra que falamos do rompimento das células de gordura? É aqui que ele ocorre. Além do rejuvenescimento, o ultrassom macrofocado é usado para redução do tecido adiposo e da flacidez cutânea (melhorando o tônus e a elasticidade).
Aparelhos de ultrassom microfocado e macrofocado
Ultramed
O Ultramed, aparelho da Medical San, é um ultrassom micro e macrofocado de alta intensidade indicado para o tratamento de lifting não cirúrgico, rugas, linhas de expressão, skin tightening, flacidez cutânea, estrias, rejuvenescimento, papada, rearquitetura facial completa e gordura localizada.
Possui um sistema que identifica o tipo de ponteira utilizada e indica o número de disparos a serem efetuados nas áreas faciais e corporais, assim como a escolha da dosimetria adequada para cada tratamento, entregando um resultado altamente eficaz.
Consiste em uma técnica totalmente segura além de poder ser aplicado em qualquer fototipo e estação do ano, proporcionando maior versatilidade.
Herus HIFU / Herus HIFU 4D
O Herus, da Fismatek, é um aparelho que vem em duas versões: a convencional e a 4D. Suas principais indicações incluem remoção de rugas, neocolagênese, rejuvenescimento, rearquitetura tridimensional da face, flacidez corporal, lifting facial e papada.
Conta com tela touchscreen de 27″ e inclinação ergonômica ajustável, ideal para visualizar com qualidade e precisão as imagens fornecidas pelo equipamento.
A diferença do Herus HIFU para o Herus HIFU 4D é a tecnologia diferenciada da última versão. Ela possui cartuchos maiores que podem gerar até 300 pontos focais em um único disparo — aumentando ainda mais a eficiência do aparelho.
E você, já conhecia esses tipos de ultrassom? Gostou das possibilidades que eles podem entregar para sua clínica? Se gostou deste texto e quer continuar recebendo informação, não deixe acompanhar a rentalmed no Instagram!