A criolipólise de contraste é, como seu próprio nome já sugere, uma variação da criolipólise, procedimento estético utilizado na redução de gordura localizada. Mesmo que a crio em si já entregue resultados verdadeiramente impressionantes, a técnica de contraste os deixa ainda mais expressivos – e é sobre ela que nós vamos falar neste texto!
Se você quer entender como a criolipólise de contraste funciona, descobrir todas as suas vantagens e saber como trabalhar com ela, este material foi feito para você. Na sequência, você poderá acompanhar informações para aumentar seu conhecimento como profissional de estética.
Boa leitura!
A criolipólise como principal tratamento contra gordura localizada
De acordo com a BBC, mais de 8 milhões de procedimentos de criolipólise são realizados a cada ano. Não é exagero afirmar que a tecnologia é um dos principais tratamentos contra gordura localizada – especialmente entre os não invasivos.
O procedimento – que consiste no congelamento dos adipócitos para induzir um processo de apoptose, ou seja, a morte programada da célula – exige poucas sessões para apresentar resultados e é capaz de causar uma redução significativa dos níveis de gordura.
Como ocorre com toda tecnologia que traz benefícios, diversos estudos foram feitos – sempre com o objetivo de torná-la ainda melhor. E foi com isso que a criolipólise de contraste surgiu. Vamos entender como ela funciona?
Criolipólise de contraste
Como você já sabe, a base da criolipólise é o frio, por meio do uso das baixas temperaturas para congelar as células de gordura que, posteriormente, são eliminadas de maneira natural pelo próprio corpo.
A criolipólise de contraste vai além: ela também utiliza o calor – usando o contraste, que dá nome à técnica, para alterar os efeitos da terapia. Funciona assim: primeiro o tecido é aquecido, depois resfriado e, por último, aquecido mais uma vez.
Com o primeiro aquecimento, prepara-se a pele para o procedimento. Com o resfriamento, congela-se as células de gordura. No segundo aquecimento, temos como objetivo normalizar a temperatura da pele, processo esse conhecido na literatura como reperfusão, reaquecendo a região e normalizando a circulação sanguínea no local.
Quando falamos em tempo de cada etapa do processo, assim como temperaturas, é preciso ter em mente que:
- No aquecimento inicial, importante para a preparação da pele, deve-se aplicar temperaturas de 38 a 40°C por 5 minutos;
- A etapa de resfriamento irá variar de acordo com o aparelho utilizado! Equipamentos com capacidade de temperaturas mais baixas exigem um tempo menor de resfriamento;
- E no aquecimento final, com o objetivo de reperfusão, deve-se aplicar temperaturas de 38 a 40°C por 10 minutos;
E a melhor parte de tudo isso é que a criolipólise de contraste não é uma técnica de alta complexidade. Se você já trabalha com a criolipólise convencional, não terá nenhum problema para atuar com o contraste. Isso porque trata-se de uma configuração do equipamento; basta programá-lo corretamente para o tratamento e pronto!
Atualmente, a maioria dos aparelhos do mercado contam com a crio de contraste. Aqui na Rentalmed, algumas opções são:
- Polarys e Polarys Plaxx, da Ibramed;
- Beauty Shape Duo, da HTM;
- Criodermis, da Medical San.
Quais são as vantagens da criolipólise de contraste?
Há uma grande vantagem da criolipólise de contraste que devemos destacar aqui: os resultados são consideravelmente melhores que os da técnica convencional. E para demonstrar essa diferença, vamos olhar para os dados reunidos no resumo expandido elaborado por Carla De Araújo Chaves e Maicon Matos Leitão.
No estudo, os autores trazem resultados coletados de diversas outras pesquisas. Uma delas afirma que, em média, a criolipólise convencional causa uma redução de 6,95 mm nas dobras cutâneas, enquanto a redução média da criolipólise de contraste é de 9,9 mm.
A conclusão do artigo é que, na gordura localizada, a criolipólise convencional “confere resultados promissores, porém, a criolipólise de contraste entrega resultados mais satisfatórios, removendo maior quantidade de gordura com menor quantidade de sessões”.
Se você gostou das dicas que trouxemos neste texto, saiba que estamos sempre postando conteúdo para auxiliar profissionais de estética! Lá no nosso Instagram, você encontra tudinho. Clique aqui e acompanhe!