A endermoterapia é um procedimento conhecido por alguns nomes diferentes – incluindo, além deste, endermologia e vacuoterapia. Independente de como é chamado, o tratamento é muito procurado graças à eficácia e aos resultados que apresenta para celulite e gordura localizada.
O que a diferencia de outros procedimentos com objetivos similares é o funcionamento do aparelho, que consiste em um sistema de sucção e dois rolos que realizam uma espécie de massagem.
Mas a endermoterapia e suas possibilidades vão muito além disso – como você verá na sequência deste texto. Vamos explicar com mais detalhes o que ela é, como funciona, para que serve, se há algum risco e, por fim, apresentar alguns aparelhos que você pode utilizar na sua clínica.
Vamos lá?
O que é endermoterapia? Como funciona?
A endermoterapia é um procedimento que consiste em uma forte massagem realizada por um aparelho específico. Os movimentos com o aplicador, feitos pelo profissional responsável, estimulam a circulação e promovem uma drenagem linfática.
Isso acontece porque o cabeçote do aplicador suga a pele, que, assim como a camada de gordura, sofre um deslizamento e um descolamento graças à sucção. Todo esse processo combate a retenção de líquidos, remodela o corpo e deixa a pele mais macia.
Como citamos, a técnica se baseia na sucção da pele aliada a um rolamento, o que é possibilitado graças ao aplicador e o cabeçote dos equipamentos utilizados. Veja:
É importante ressaltar que, da mesma forma que a maioria dos outros tratamentos, são necessárias múltiplas sessões para observar resultados expressivos – neste caso, recomenda-se entre 10 e 15 sessões realizadas duas vezes por semana.
Para que serve a endermoterapia?
Podemos afirmar que a endermoterapia está entre os procedimentos mais versáteis da estética, sendo uma indicação muito comum para:
- Gordura localizada;
- Celulite;
- Tonificação da pele;
- Combate à retenção de líquidos, por meio da drenagem linfática;
- Pré e pós-operatório tardio.
Contudo, ainda que essas sejam as aplicações mais comuns, elas não são as únicas. A endermoterapia também pode ser utilizada como tratamento para:
- Estrias;
- Cicatrizes em geral;
- Sequelas de acne;
- Auxílio na extração de comedões;
- Linhas de expressão;
- Distúrbios dermatológicos;
- Aumento da circulação;
- Envelhecimento cutâneo.
Quais os riscos da endermoterapia?
Por se tratar de um processo de sucção, a endermoterapia pode aumentar a sensibilidade e causar hematomas. Porém, esses são apenas efeitos colaterais ‘normais’ do procedimento; não é preciso se preocupar com nenhum deles.
No entanto, também temos as contraindicações. O tratamento não é indicado nos casos de febre, tumores, gravidez, lesões cutâneas, fragilidade capilar, seios carotídeos, pacientes cardíacos, trombose e tromboflebite.
Além disso, outras restrições incluem reumatismos inflamatórios, áreas de hiperestesia grave, doenças infecciosas evolutivas, aplicação sobre veias varicosas e portadores de marca-passos cardíacos.
Aparelhos de endermoterapia para a sua clínica
Agora você já conhece o básico sobre endermoterapia e sabe se ela é uma opção que vale a pena ter em sua clínica. Mas como começar a trabalhar com ela? Qual equipamento utilizar? Aqui na Rentalmed, nós temos alguns, e vamos te apresentar todos agora!
Beauty Dermo
O Beauty Dermo, da HTM, é um equipamento de estética facial, corporal e capilar. Possui pressão negativa regulável e tem como diferencial a plataforma multifuncional, podendo ser utilizada não apenas para endermoterapia, como também microdermoabrasão (o kit de peeling é vendido separadamente).
Conta também com a tecnologia inovadora Cupping Therapy, com sistema de sucção especial e seletivo para aplicação de ventosas.
É possível ainda adquiri-lo na versão Beauty Dermo Maxx, que, além de todas as outras funcionalidades, tem clusters de LED para fototerapia.
Dermotonus Slim
Fabricado pela Ibramed, o Dermotonus Slim atua através de um vácuo regulável através do vacuômetro de 0 a -550mmHg (pressão negativa), permitindo o trabalho tanto contínuo quanto pulsado. O equipamento é totalmente portátil, ideal para os profissionais que trabalham com atendimentos de home care.
Seu baixo custo operacional e seus resultados eficazes o fazem uma ótima escolha para o profissional que busca um aparelho de estética completo, de alta qualidade, durabilidade e precisão nos protocolos.
Dermovácuo
Parte integrante da linha MedStart – composta por uma combinação de aparelhos perfeita para começar uma clínica –, o Dermovácuo é um equipamento de endermoterapia e peeling de diamante. Também tem o tamanho reduzido como um dos principais destaques, pois facilita o transporte e o manejo.
Disponibiliza 2 modos de trabalho, sendo eles modo de sucção contínua e pulsado, com 25 combinações de pulsos entre sucção e alívio.
Hygiadermo Vácuo
O Hygiadermo Vácuo da KLD é um equipamento de vacuoterapia, endermologia e peeling de diamante. Conta com dois modos exclusivos: Peeling e Pump Max (acessórios vendidos separadamente), abrangendo ainda mais tratamentos e potencializando seus resultados.
Para maior precisão durante o uso, possui controle analógico da pressão do vácuo, regulando conforme necessidade e objetivo terapêutico. Possui um design totalmente moderno, é compacto e leve, perfeito para atendimentos home care.
O que achou da endermoterapia? Está pensando em levá-la para sua clínica? Saiba que nós estamos aqui para ajudar no que for necessário! Você pode conferir os detalhes de todos os aparelhos que apresentamos clicando nos links de cada um e escolher o que se encaixar melhor nos seus objetivos.
Uma coisa é certa: todos são altamente eficazes nos procedimentos que oferecem!
Caso tenha gostado do texto e queira continuar aprendendo sobre este mundo incrível que é a estética, siga a Rentalmed no Instagram! Nós estamos sempre postando muito conteúdo interessante e simplificado para ajudar a sua especialização!