A luz intensa pulsada, também conhecida simplesmente como luz pulsada ou pela sigla LIP, é muito lembrada quando se fala em fotodepilação. Apesar disso, ela tem várias outras aplicações que costumam passar despercebidas por muitas pessoas – especialmente as que não trabalham diretamente com esta tecnologia.
Mas, afinal, para que serve a luz pulsada? É exatamente isso que nós vamos tratar neste texto! Antes de tudo, porém, vamos explicar em detalhes como a tecnologia da luz intensa pulsada funciona.
Ah, e se você quiser entender melhor a relação da LIP com o laser – o outro método muito utilizado para depilação duradoura –, nós também temos um texto inteiramente dedicado a este assunto. Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Neste artigo, seguimos com a luz pulsada. Boa leitura!
A Luz Intensa Pulsada (LIP)
Mesmo que uma de suas principais aplicações seja a mesma do laser, as características da luz pulsada são, em sua maioria, opostas às dele. A tecnologia da LIP emite feixes de luz policromáticos e não colimados, ou seja, com mais de uma cor e em várias direções.
Com isso, luzes distintas atingem a pele com comprimentos de onda diferentes e de forma não focalizada. A princípio, isso pode soar como algo negativo, como se os efeitos fossem prejudicados. Porém, é aí que entram os filtros.
Equipamentos de luz intensa pulsada costumam vir com um conjunto de filtros de corte. Essas pequenas peças limitam a emissão de certas ondas para que apenas algumas atinjam a pele e a atuação das luzes seja mais certeira. O filtro utilizado em cada sessão é escolhido de acordo com o objetivo do tratamento.
Dessa maneira, somente os cromóforos desejados são alcançados para, então, converter a energia recebida em luz para calor – causando reações diversas.
Vale lembrar que, quanto maior o comprimento de onda, maior também será a sua profundidade – o que também nos auxilia na escolha do filtro a ser utilizado para cada tratamento.
Os filtros de corte são assim:
Cada filtro tem suas aplicações. Mas quais são elas? Vamos descobrir!
Para que serve a luz pulsada?
1. Depilação
Como você já sabe, a principal aplicação da luz intensa pulsada é a depilação. Isso se dá, principalmente, por dois fatores:
- A depilação está entre os procedimentos estéticos mais buscados do país;
- Um equipamento de LIP é consideravelmente mais barato que um laser, além de ter outras utilidades além da remoção de pelos.
Juntas, essas razões fazem equipamentos como o Lyra e o Light Pulse terem uma grande procura graças à fotodepilação.
Aqui, o cromóforo alvo é a melanina do pelo, que faz a luz viajar até o bulbo – aumentando sua temperatura a valores extremos e o destruindo. O filtro de corte aplicado nesses casos pode ser o de 640 ou 690 nm.
2. Remoção de manchas
Outra queixa comum entre os brasileiros é o aparecimento de manchas, especialmente no rosto. Tecnicamente chamadas de hipercromias, essas manchas também podem ser removidas com a aplicação da luz pulsada.
Da mesma forma que no caso anterior, o cromóforo alvo é a melanina – só que, dessa vez, da própria pele. Afinal, hipercromias nada mais são do que o resultado de uma produção excessiva de melanina pelo corpo.
Para esta aplicação específica, o filtro de corte do aparelho deve ser o de 530 nm.
3. Rejuvenescimento
Para se obter resultados satisfatórios em um tratamento completo de rejuvenescimento, é necessário estimular processos diversos do organismo. Em função disso, há mais de um cromóforo alvo aqui. Na verdade, são três: a água, a oxihemoglobina e, mais uma vez, a melanina.
Com isso, estimula-se a produção de colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e proteoglicanos – e, consequentemente, a diminuição de rugas e marcas de expressão.
Os filtros de corte para rejuvenescer a pele com a luz intensa pulsada são os de 530 e 590 nm.
4. Tratamento para acne
Combater a acne não é tarefa fácil. É preciso investir em um tratamento multidisciplinar, no qual a LIP é apenas uma das etapas e serve muito mais como uma tecnologia auxiliar. Os medicamentos – sejam tópicos ou sistêmicos – não são dispensados com o uso da luz pulsada.
Novamente, estamos falando de uma aplicação com mais de um cromóforo alvo: a bactéria P. acnes (Propionibacterium acnes) e os vasos que irrigam o folículo piloso. Vale citar que o tratamento para acne é longo, exige várias sessões, demora para apresentar resultados e deve ser feito com todos os recursos indicados pelo médico.
Para a acne, o filtro de corte recomendado é o de 430 nm.
5. Combate a telangiectasias e rosáceas
Telangiectasias são os famosos vasinhos, enquanto a rosácea é uma condição que provoca vermelhidão e leve inchaço em regiões específicas do rosto. Em muitos casos aparecem juntas, visto que as telangiectasias podem ser causadas (entre outros motivos) pela rosácea.
Nesses tratamentos, o cromóforo alvo é a hemoglobina. A luz emitida é absorvida pela hemoglobina, causando a coagulação do vaso e, posteriormente, a absorção dos resíduos. O filtro de corte utilizado aqui é o mesmo das manchas: 530 nm.
Contraindicações
Depois de ver quando usar a luz pulsada, é igualmente importante saber quando ela não deve ser aplicada de jeito nenhum. As principais contraindicações da LIP são:
- Gestantes ou lactantes;
- Aplicação em áreas com manchas suspeitas ou que contenham tecidos potencialmente canceroso;
- Aplicação direta em tatuagem ou maquiagem permanente no local de tratamento;
- Aplicação direcionada ou sobre os olhos;
- Portadores de dispositivo eletrônico implantado (como marca-passo);
- Epilepsia fotossensível;
- Doenças autoimunes (que piorem com exposição à luz);
- Herpes labial recorrentes;
- Diabetes não controlado;
- Alterações de coagulação sanguínea;
- Câncer de pele ou histórico familiar de câncer;
- Propensão a queloides;
- Pele bronzeada;
- Fototipo VI;
- Vitiligo ou infecções ativas no local do tratamento;
- Uso de medicamentos antibióticos e antiacneicos que aumentem a fotossensibilidade.
Viu como a luz intensa pulsada é um procedimento de alta versatilidade? Um investimento mediano – abaixo do necessário para equipamentos como o laser – já permite contar com um aparelho que realiza todos os tratamentos que citamos e mais!
Aqui mesmo no nosso site, nós temos diversos recursos para a sua luz pulsada: tanto equipamentos quanto acessórios. Confira todos aqui!