Dentre os diversos nichos da fisioterapia, é normal que alguns profissionais dessa área conheçam pouco sobre a fisioterapia dermatofuncional. Embora possa não ser tão explorada, é visível o seu crescimento, principalmente por ser uma área que lida com estética.
Engana-se quem pensa que fisioterapeutas trabalham apenas com a reabilitação de pessoas. O mercado da estética cresce exponencialmente, englobando diversas áreas do conhecimento. Logo, o profissional que está atento às novidades consegue se diferenciar.
Nesse artigo, você conhecerá um pouco sobre a fisioterapia dermatofuncional, quais as expectativas do mercado para o nicho e como iniciar nessa área. Confira!
O que é fisioterapia dermatofuncional?
Associa-se muito a fisioterapia com o cuidado de pessoas que se acidentaram, apresentam dificuldade na mobilidade, traumas físicos, enfermidades e outras dificuldades. Entretanto, os profissionais dessa área também podem atuar com tratamentos relacionados à estética.
Dessa forma, a fisioterapia dermatofuncional é um segmento que trabalha com disfunções estéticas faciais e corporais, causadas principalmente por diversos fatores, como aumento de peso e envelhecimento, por exemplo.
Isso significa que o especialista nesse nicho realiza tratamentos específicos para linhas de expressão, rugas, cicatrizes de acne, celulite, gordura localizada, flacidez corporal e facial e outros transtornos estéticos.
O fisioterapeuta atuante nesse nicho possui permissão para realizar tais procedimentos e precisa selecionar o tratamento adequado para cada uma das disfunções que o cliente apresenta, podendo valer-se de intervenções manuais ou técnicas que envolvem ondas eletromagnéticas, mas também há alternativas distintas.
Vale mencionar que o segmento dermatofuncional foi reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) em 2009, por meio da Resolução 362/2009.
Com quais disfunções esse profissional tem contato?
Por ser uma área diretamente ligada à estética, o especialista em fisioterapia dermatofuncional tem um amplo campo de atuação. Veja abaixo alguns problemas que aparecem no dia a dia desse profissional.
Celulite
Embora seja bastante comum, principalmente em mulheres, a celulite costuma incomodar. Inclusive, em alguns casos, traz complicações maiores, como nódulos, rigidez da pele e dores.
O problema se agrava por diversos fatores, como:
- genética;
- hábitos alimentares ruins;
- sedentarismo;
- estresse;
- desequilíbrio hormonal;
- obesidade, entre outros.
A princípio, a celulite traz apenas incômodos visuais, mesmo sendo completamente natural e estando presente na grande maioria das pessoas. Contudo, o fisioterapeuta dermatofuncional atua para amenizar os problemas funcionais que podem surgir.
Estrias
Outra disfunção bastante comum e que está presente na maioria das pessoas de ambos os sexos. As estrias aparecem muito devido ao crescimento que as pessoas passam da infância até a fase adulta.
Entretanto, também costumam aparecer por alterações endócrinas, aumento de peso, prática de exercícios físicos pesados e gravidez.
Nesse caso, a fisioterapia dermatofuncional surge com soluções para suavizar as marcas causadas nas peles das pessoas.
Gordura localizada
O tratamento de gordura localizada é um dos mais procurados por quem deseja realizar procedimentos estéticos. Uma das tecnologias mais usadas para tratar essa imperfeição é a eletroterapia.
Basicamente, consiste no uso de aparelhos que emitem correntes elétricas que provocam efeitos como a lipólise (quebra da célula de gordura), produção de colágeno, melhora da circulação, etc.
O profissional de fisioterapia dermatofuncional consegue encontrar diversos aparelhos com essa tecnologia para oferecer os tratamentos aos seus clientes.
Um exemplo é o Hibridi, o ultrassom de alta potência e terapias combinadas da HTM. Além dele, existem outras alternativas, como o Heccus Turbo, da Ibramed e o Criodermis, a criolipólise da Medical San.
Pré-operatório e pós-operatório
A fisioterapia dermatofuncional contribui muito para o processo de pré e pós-operatório de diversas cirurgias.
No pré-operatório, o fisioterapeuta atua com a preparação da musculatura antes da cirurgia. Por outro lado, no pós-operatório, o profissional pode oferecer tratamentos para diminuir inchaços, dores, edemas e até para recuperar a área afetada.
Alguns exemplos da atuação do fisioterapeuta em procedimentos cirúrgicos são:
- correção de mama;
- rejuvenescimento facial;
- lipoaspiração.
Nessa esfera, a atuação é ampla e o especialista consegue colaborar tanto para a melhora do aspecto visual quanto funcional do local operado.
Cicatrizes
Existem diversos tipos de cicatrizes, mas as hipertróficas e os queloides são certamente os que mais preocupam as pessoas que as têm. Ambas são cicatrizes que apresentam um crescimento anormal do tecido de forma desordenada.
O queloide e a cicatriz hipertrófica apresentam um volume, rigidez e, no início, possuem aspecto avermelhado.
Dessa forma, os tratamentos empregados têm como objetivo melhorar o aspecto desses tipos de cicatrizes e até envolver o uso de equipamentos como o ultrassom, além de outros disponíveis no mercado.
Queimaduras
Uma queimadura, dependendo do grau e da extensão, exige um tratamento multidisciplinar, com diversos profissionais de áreas diferentes.
O especialista em fisioterapia dermatofuncional colabora para melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando-o na recuperação funcional dos movimentos das áreas afetadas.
Na mesma linha, o profissional pode utilizar equipamentos como o laser e o ultrassom para trazer resultados eficientes na recuperação das cicatrizes causadas pelas queimaduras. Ainda, consegue contribuir para restaurar a respiração, dentre outras sequelas que costumam surgir.
A lista de problemas que o fisioterapeuta dermatofuncional tem expertise para lidar é extensa. Outras disfunções como manchas, edemas e tricologia também são tratadas por esse profissional.
Quais são as técnicas mais frequentes na fisioterapia dermatofuncional?
O profissional dessa área conta com diversos aparelhos para fisioterapia e estética nos atendimentos diários. Abaixo, conheça alguns deles.
Ultrassom
Os aparelhos de ultrassom promovem vibrações que conseguem estimular as células do local a ser tratado, aumentando o fluxo sanguíneo e aprimorando a flexibilidade dos tecidos ricos em colágeno, contribuindo também para melhorar o processo inflamatório.
Diante disso, o especialista em dermatofuncional pode usar esses aparelhos para tratamentos diversos de transtornos estéticos e de recuperação/reabilitação.
Radiofrequência
A radiofrequência utiliza correntes elétricas ou ondas eletromagnéticas, trabalhando na agitação das moléculas e causando o aquecimento do tecido biológico.
É capaz de auxiliar na produção do colágeno por meio da geração de energia em camadas profundas. Por isso, é uma das técnicas mais usadas em procedimentos estéticos faciais e corporais.
Microcorrentes
Trata-se de um procedimento que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade. O fisioterapeuta dermatofuncional pode utilizar essa técnica para reduzir edemas ou em procedimentos pós-operatórios, por exemplo.
Carboxiterapia
A carboxiterapia, também conhecida como terapia com dióxido de carbono, utiliza o gás carbônico como matéria-prima de tratamentos terapêuticos. O procedimento exige a injeção do composto químico a nível subcutâneo e ajuda a estimular a microcirculação e a oxigenação do tecido.
Fototerapia
A fototerapia geralmente utiliza o LED para estimular ou inibir atividades celulares na pele. Assim, ela é útil para o tratamento de distúrbios estéticos e reabilitação de doenças.
Como é o mercado de trabalho nessa área?
De modo geral, o mercado da estética vem crescendo exponencialmente. Novas técnicas e tecnologias surgem e, com isso, novas áreas e desafios.
Quem deseja se especializar em fisioterapia dermatofuncional precisa buscar especialização e, principalmente, acompanhar as movimentações do mercado nesse segmento. Inclusive, é importante entender sobre os equipamentos e as principais terapias, bem como atualizar-se em relação aos novos equipamentos e tratamentos.
De modo geral, a fisioterapia dermatofuncional é uma das que mais podem atrair fisioterapeutas que desejam atuar no ramo da estética. Como se trata de um mercado em expansão, é interessante buscar conhecimento para atuar de forma eficiente e conseguir realizar um excelente trabalho.
Que tal continuar aprendendo mais sobre o mundo da estética e fisioterapia? Acompanhe o nosso canal no YouTube e fique por dentro de diversos assuntos importantes para quem é desses ramos!