A laserterapia capilar é uma técnica muito utilizada principalmente contra a perda de cabelo. Porém, pode ser empregada para diferentes objetivos, como o fortalecimento capilar, por exemplo.
Diversas pessoas procuram profissionais da estética para resolver problemas capilares, visto que eles são muito comuns devido a inúmeros fatores, como hereditariedade, estresse excessivo, dentre outros que provocam o enfraquecimento ou a perda dos fios.
Graças ao avanço da tecnologia na área da estética, os especialistas têm em suas mãos uma variedade de soluções eficientes para o tratamento dessas disfunções.
Acompanhe a leitura do artigo e entenda como funciona a laserterapia capilar!
O que é laserterapia capilar?
O laser na terapia capilar é um procedimento que utiliza uma luz vermelha de baixa potência para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Sendo assim, o tratamento contribui para prevenir a queda de cabelo e melhorar a saúde dos fios.
Desse modo, pode ser aplicado em todo o couro cabeludo ou apenas nas áreas afetadas pela queda ou fragilidade dos fios.
Trata-se de um procedimento bastante seguro. A luz do laser passa pela superfície da pele e chega às camadas de tecido mais internas do couro cabeludo. Quando entra em contato com a área a ser tratada, a luz estimula a célula a produzir a molécula ATP, contribuindo para o aumento do fluxo sanguíneo do local.
Assim, o laser na terapia capilar faz com que o folículo capilar receba mais oxigênio e nutrientes, melhorando a qualidade e força dos fios e evitando, assim, a queda de cabelo.
Para que serve o uso do laser na terapia capilar?
A laserterapia capilar pode contribuir para solucionar diversos problemas que causam a queda de cabelo, como calvície e eflúvio telógeno. Da mesma forma, auxilia no tratamento da acne, seborreia e excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Quando utilizado para tratamentos de calvície e alopécia, tem grandes chances de evitar a progressão da queda capilar. Além disso, ao tratar eflúvio telógeno, problema que ocasiona a queda de cabelo por diversos motivos (gravidez, estresse, uso de medicamento, por exemplo), favorece a melhora do quadro clínico.
O laser em tratamentos capilares também ajuda no crescimento saudável dos fios e na cicatrização após cirurgia de transplante capilar.
Por fim, indivíduos com dermatite seborreica no couro cabeludo conseguem verificar uma redução considerável da oleosidade e da coceira na região.
Quais são as vantagens da laserterapia capilar?
A laserterapia capilar promove diversos benefícios para a saúde dessa região do corpo e evita a queda de cabelo, o que por si só já é de muita serventia. Contudo, existem outras vantagens que os profissionais da estética precisam conhecer. Veja abaixo algumas!
Segurança
A laserterapia capilar não oferece efeitos colaterais após a sua aplicação. Desse modo, a pessoa que está apta a fazer o procedimento não precisa se preocupar com possíveis problemas posteriores.
Funciona sozinha
O profissional da estética pode oferecer o tratamento capilar com laser aos seus clientes como uma solução única. Em outras palavras, ele consegue, por si só, melhorar a saúde capilar e evitar a queda de cabelo, sem que seja necessário realizar outros procedimentos, dependendo do caso.
Terapia complementar eficiente
Embora entregue resultados satisfatórios sozinha, a laserterapia capilar é altamente recomendada como um complemento para um tratamento completo, que envolve mais de um procedimento.
Melhora a qualidade do cabelo
Além de reduzir a perda de cabelo, os fios ganham mais textura e maleabilidade. Ainda, o cliente é capaz de notar um aumento na densidade capilar.
Eficiente para qualquer pessoa
Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar da laserterapia capilar. Essa tecnologia provou ser eficaz para os seguintes problemas: alopécia areata, alopécia androgenética, alopécia difusa, eflúvio telógeno e calvície.
Lembre-se: em alguns casos, é preciso combinar a laserterapia capilar com outros procedimentos. No entanto, ela sozinha traz ótimos resultados e é suficiente, conforme mencionado.
É importante ter isso em mente para não ter a falsa sensação de que se trata de uma solução milagrosa.
Eficaz para quem tem transplante capilar
O laser capilar auxilia a estabilizar a alopécia antes de fazer o transplante capilar. No pós-operatório, tem efeito anti-inflamatório, cicatrizante e estimula o crescimento dos pelos transplantados.
É possível usar LED na terapia capilar?
Além dos lasers, os profissionais de estética e fisioterapia também podem usar a luz do LED em tratamentos estéticos.
Assim como os lasers, o LED também é uma tecnologia que emite uma radiação luminosa no couro cabeludo.
De modo geral, o cabelo e o couro cabeludo respondem bem a ambas tecnologias. Na LEDterapia capilar, utiliza-se LEDs de 650 nm, enquanto que na laserterapia capilar, usa-se lasers de 660 nm, sendo que os dois usam o diodo para a produção da energia luminosa.
Afinal, qual é a diferença entre o laser e o LED?
Na prática, as diferenças entre os dois são muito mais técnicas do que práticas, mas é importante que o profissional da estética as conheça. Confira!
Comprimento da onda
O laser emite comprimentos de onda de 660 nm, sendo monocromáticas. Por outro lado, o comprimento de onda do LED é de 650 nm, sendo policromáticas.
Embora seja possível utilizar comprimento de ondas maiores, nos tratamentos capilares elas não passam de 660 nm. Nesse caso, a luz vermelha profunda costuma ser a mais indicada.
Direção da luz
Outra diferença entre lasers e LEDs é em relação à direção da luz. Nos lasers, a luz sai em linha reta, como se fosse uma agulha de luz. Assim, ao penetrar na pele, ela se dispersa, mas continua alinhada. Logo, acaba atingindo um número limitado de fios capilares.
Em contrapartida, a luz dos LEDs não é homogênea. Em outras palavras, a luz se espalha e é dispersa, o que possibilita atingir uma maior quantidade de fios.
Quando utilizar cada um?
Ao ler sobre laserterapia capilar e ver um pequeno comparativo entre laser e LED, pode ser que você não saiba, na prática, quando aplicar cada uma dessas tecnologias.
De modo geral, o laser capilar é um mecanismo que os profissionais utilizam nas clínicas. Isso porque é fundamental ter a supervisão profissional no momento de manuseá-lo. Em compensação, os LEDs são indicados até para tratamento domiciliar.
Ambos são capazes de trazer resultados eficientes e cabe ao especialista avaliar cada caso para sugerir o melhor recurso.
Quais tecnologias utilizar?
Por propiciar tratamentos para um problema comum, o profissional que trabalha oferecendo soluções para problemas capilares pode ter uma grande cartela de clientes.
Da mesma forma, é possível contar com diversos aparelhos específicos para laserterapia capilar. Um deles é o Stim Hair, da HTM. Específico para terapia capilar, esse equipamento também conta com alta frequência e vacuoterapia. Outra alternativa é o Antares, aparelho de LEDterapia e laserterapia da Ibramed.
A laserterapia capilar é um procedimento que tem a capacidade de atrair muitos clientes para a sua clínica! Por isso, é importante entender sobre essa tecnologia e estudá-la para entregar melhores soluções aos seus clientes!
Continue no blog aprendendo sobre outros temas específicos da estética! Veja o que é pressoterapia e entenda para que serve!