Você também pode ouvir este post!
A gordura localizada é uma grande vilã no século atual. Afinal, uma grande parte da população no geral sempre tem uma gordurinha localizada para tratar. Mas como combater, ou melhor, eliminar, aquela gordurinha resistente localizada no culote, barriga, braços, coxas ou papada?
Com os tratamentos estéticos! Existem diversas opções de tratamento para gordura localizada, que, aliados a uma boa alimentação e atividade física, podem entregar resultados altamente satisfatórios.
E para ajudar você, esteticista, a escolher os melhores procedimentos para oferecer na sua clínica, este texto irá elencar 5 alternativas de tratamentos para gordura localizada.
Acompanhe!
Tratamento para gordura localizada: conheça as opções
1 – Criolipólise
Não há dúvidas quanto a isso: este método está no topo da nossa lista. Além de utilizar as baixas temperaturas para eliminar a gordura e gerar uma lesão seletiva no tecido, ele ainda causa um efeito secundário: a apoptose (morte programada das células), ou seja, as células vão se degradando no decorrer de toda a ação fisiológica.
Nesse sentido, você não apenas estará estimulando uma lipólise, como também gerando um dano térmico nas células, reduzindo volume e quantidade.
Este procedimento é capaz de eliminar até 45% da gordura já na primeira sessão!
Algumas opções de aparelhos de criolipólise são:
- Beauty Shape Duo, da HTM;
- Polarys, da Ibramed;
- Criodermes, da Medical San.
2 – Criofrequência
Em segundo lugar, temos um tratamento para gordura localizada de nome similar ao anterior: a criofrequência. Este procedimento se trata da radiofrequência com a ponteira resfriada para proteger a pele.
Sendo assim, é possível acrescentar mais temperatura e intensidade na corrente que é absorvida pela célula de gordura.
Esta técnica de resfriamento da ponteira permite a atuação com mais intensidade da corrente sem que se cause um maior dano ao tecido superficial. É mais potência e sem aquecer o tecido.
Para a criofrequência, os seguintes aparelhos podem ser utilizados:
- Ethernia Cold Smart, da Medical San;
- Hertix Criogênico, da KLD.
3 – Ultracavitação
Todos os ultrassons fazem cavitação, isto é, a vaporização de um líquido pela redução da pressão. Porém, este é de baixa frequência, com uma vibração mais direcionada e concentrada na quebra das células de gordura.
Esse procedimento gera cavitação instável, com intensa ação lipolítica. As ondas sonoras geram cavidades no interior das células de gordura que, posteriormente, são rompidas e eliminadas pelo sistema linfático — em um processo chamado apoptose.
Alguns aparelhos para ultrassom cavitacional são:
- Lipocavity, da Medical San;
- Maxishape Prime, da Bioset.
4 – Ultrassom de alta potência com terapias combinadas ou Ultrassom de 3 MHz
A união das ondas sonoras com a corrente elétrica é perfeita para potencializar os resultados no tratamento de gordura localizada.
Enquanto as ondas sonoras promovem lipólise, a corrente elétrica é a responsável pela oxidação do resto metabólico.
Para o ultrassom de alta potência, você pode utilizar:
- Vibria Maxx, da HTM;
- Hibridi, da HTM;
- Heccus Turbo, da Ibramed;
- Manthus, da KLD.
5 – Radiofrequência monopolar
A radiofrequência com ponteira monopolar age mais profundamente no tecido adiposo. Aqui não é possível acrescentar muita potência para não correr o risco de superaquecer o tecido.
Porém, esse aquecimento de forma controlada favorece a eliminação do tecido adiposo mais profundo. Este controle deve ser feito sempre com o auxílio de um termômetro.
Pode-se, ainda, trabalhar com a ponteira capacitiva, que reage melhor no tecido gorduroso.
Os equipamentos para a radiofrequência monopolar podem ser:
- Tecare, da HTM;
- Effect, da HTM;
- Hertix Smart, da KLD.
Bônus: ultrassom HIFU
O ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU), também conhecido como lipo sem cortes, faz a necrose de coagulação, isto é, destrói as células de gordura por meio da cavitação instável trabalhando o tecido adiposo de forma pontual (focal).
Além disso, também promove o efeito lifting através da contração do tecido.
Para tratamentos com HIFU, opte entre:
- Ultramed HIFU, da Medical San;
- Herus, da Fismatek;
- Sonofocus, da Ibramed;
- Ultrafocus, da HTM.
Conhecer os procedimentos e equipamentos utilizados no tratamento de gordura localizada é o primeiro passo para entregar os melhores resultados na sua clínica. E, quanto mais informação se tem, maior a qualificação, certo?
O que você acha de acompanhar as redes sociais da Rentalmed, então? Nós estamos sempre trazendo muita informação e novidades sobre o mundo da estética. Para acompanhar, siga-nos no Instagram!