Você também pode ouvir este post!
As associações de procedimentos têm um papel fundamental na estética. Ao unir mais de uma técnica em um mesmo tratamento, o profissional de estética é capaz de potencializar seus resultados e entregar um serviço mais completo e satisfatório para cada paciente.
Entre tantas associações possíveis e altamente eficazes, há uma específica que vem ganhando muito destaque, especialmente para redução de medidas e contorno corporal: a da criolipólise com a eletroestimulação.
Neste texto, a Rentalmed explica por que essa combinação é tão efetiva. Além de falar sobre os efeitos e resultados de cada procedimento, vamos mostrar como eles se relacionam para entregar ainda mais.
Acompanhe!
A criolipólise: efeitos e resultados
O tratamento de criolipólise utiliza o resfriamento das células de gordura. Posteriormente, essas células, congeladas, são eliminadas naturalmente pelo sistema imunológico.
O procedimento é dividido em:
- Criolipólise de sucção;
- Criolipólise de placas.
Com a sucção, o tecido é absorvido para dentro do copo de aplicação e inicia-se, assim, o processo de congelamento das células de gordura. É indicada para diferentes áreas, grandes ou pequenas, mas que possam ser sugadas pelo copo.
Já as placas são posicionadas sobre o corpo da paciente. Serve para tratar grandes áreas, como barriga e coxas, mas também é excelente para áreas mais sensíveis ou de menor percentual de gordura. Seu grande diferencial é a possibilidade de tratar regiões onde a prega de gordura não é o suficiente para haver sucção.
Efeitos e resultados da eletroestimulação
Seu funcionamento é o seguinte: o profissional responsável posiciona pequenas peças chamadas eletrodos no local onde as ondas irão agir. São essas peças do aparelho que levam as correntes do equipamento até o corpo.
No próprio aparelho, o profissional executa a programação de acordo com o objetivo do tratamento. Cada objetivo exige uma corrente distinta – e isso é definido no próprio equipamento.
Quais são os benefícios de associar as duas técnicas?
Da mesma forma que em outros casos, a associação potencializa resultados. Mas como? Este é um dos melhores aspectos da crioeletroestimulação, nome dado à potente associação da criolipólise com a eletroterapia: de diversas maneiras.
O principal objetivo da criolipólise é a redução de gordura, certo? Esta finalidade é atingida através da apoptose, processo de morte programada das células. Lembra que falamos que as células congeladas são eliminadas naturalmente pelo sistema imunológico? Esta é a morte programada causada pela crio.
Por outro lado, a apoptose não é o único processo de eliminação de gordura do organismo. Além dela, temos a famosa lipólise, que é a quebra imediata das células de gordura causada pelo aumento do metabolismo da célula. É através deste processo que a eletroestimulação promove a queima de gorduras.
Além disso, a estimulação corporal por correntes elétricas melhora a microcirculação local e ativa catecolaminas responsáveis por desencadear a lipólise, potencializando o processo lipólise/apoptose e diminuindo ainda mais as medidas.
Por fim, se as correntes utilizadas forem microcorrentes, há também uma maior prevenção ao surgimento de intercorrências.
Crioeletroestimulação no Revela Estética 2022
Há quem diga que a associação que abordamos hoje é uma das direções para o futuro da estética. Não à toa, ela foi o assunto de uma das palestras do Revela Estética 2022, evento online e gratuito da Rentalmed. Igor Lustosa trouxe o tema:
Crioeletroestimulação para o contorno corporal
Fisioterapeuta dermatofuncional há mais de 15 anos, Igor também é palestrante, escritor, pesquisador e professor universitário. Mestre em meio ambiente, o profissional ainda foi o autor do protocolo premiado na categoria Procedimento e Inovação Técnica do 4º Prêmio Estetika.
Se você se interessou pelas possibilidades desta combinação, essa palestra – assim como outras que tivemos em nosso evento – está imperdível!
Para assistir gratuitamente no YouTube, é só clicar aqui.