Ultrassom e ultracavitação são duas terapias que compartilham algumas semelhanças – a começar pelo nome. Para além disso, outro ponto comum é o objetivo principal dos procedimentos: redução da camada adiposa, a gordura.
Mas e quanto às diferenças; quais são? E por que esses dois nomes costumam estar associados? Podemos dizer que um é melhor que o outro? E quanto a outros termos semelhantes, como “lipocavitação” e “supercavitação”; o que é tudo isso?
Neste material você aprende tudo isso e mais! Dessa forma, estará muito mais preparada para oferecer as tecnologias adequadas para cada caso – aumentando os resultados, a satisfação dos clientes e a sua reputação como profissional de estética!
Continue a leitura e saiba mais!
Ultrassom: referência na eliminação de gordura
A gordura localizada e o excesso de gordura como um todo são um verdadeiro problema mundial. Um estudo de 2017 publicado na revista Frontiers in Public Health mostrou que cerca de 75% da população mundial está com sobrepeso. À época, este número representava mais de 5 bilhões de pessoas!
Não surpreende, portanto, que justamente a gordura seja uma das maiores queixas que profissionais de estética escutam diariamente. Felizmente, existem diversas opções de procedimentos para este problema. Podemos citar como exemplos: criolipólise, eletrolipólise, carboxiterapia, endermologia, intradermoterapia e vários outros.
Apesar de todas essas alternativas, há uma que é praticamente unanimidade quando o assunto é gordura: o ultrassom. Esta tecnologia emite ondas sonoras de alta frequência, causando microvibrações até provocar o rompimento da membrana dos adipócitos, isto é, as células de gordura.
Com isso, esse conteúdo citoplasmático é transformado em ácido graxo livre e glicerol, sendo que o ácido graxo será consumido pelos músculos e o glicerol, metabolizado pelo fígado.
A ultracavitação e suas diferenças com o ultrassom
O que você acabou de ler foi uma descrição direta do processo causado por um aparelho de ultrassom. No entanto, é essencial deixar claro que existe mais de um tipo de ultrassom. A terapia é dividida em ultrassom de alta potência e ultrassom de baixa potência.
Ao ultrassom de baixa potência também podemos dar o nome de ultracavitação. Isso quer dizer que, na prática, ultrassom e ultracavitação não são tão diferentes assim. A ultracavitação não passa de uma espécie de ultrassom.
Esse procedimento gera cavitação instável, com intensa ação lipolítica. As ondas sonoras geram cavidades no interior das células de gordura que, posteriormente, entram em um processo de “morte programada” – e após o seu esvaziamento completo será obtida uma rota de eliminação de gordura chamada apoptose.
E aqui está uma das grandes distinções entre ultrassom e ultracavitação. Enquanto a principal rota de eliminação de gordura do ultrassom (de alta potência) é a lipólise, a ultracavitação atua por meio da apoptose.
Ultracavitação, lipocavitação, supercavitação… O que é tudo isso?
Ao lado do termo “ultracavitação”, é provável que você já tenha visto outras palavras similares, como “lipocavitação” e “supercavitação”. Seriam estas outras espécies de cavitação? Na verdade, não!
Todas essas expressões são palavras diferentes para a mesma coisa: a ultracavitação. Tratam-se, apenas, de nomes comerciais utilizados por empresas diferentes, cada uma com suas preferências.
Conheça melhor a ultracavitação!
Para encerrar esta breve introdução à ultracavitação, que tal conhecê-la um pouco mais, começando com os equipamentos disponíveis no mercado?
Aqui na Rentalmed, você encontra várias opções; algumas delas, inclusive, incluem mais tecnologias no mesmo aparelho, indo além da ultracavitação. Veja:
- Cavicell Lipo, da Cecbra;
- Thoor, da DGM;
- Kavys, da KLD;
- Maxishape, da Bioset;
- Ultramax 4.0, da Medstart;
- Lipocavity New Smart, da Medical San;
- Vibria Maxx, da HTM.
E, finalizando, temos também um vídeo onde nossa profissional de estética Sofia Silveira explica tudo que você viu por aqui e mais – apresentando a ultracavitação através do Vibria Maxx. Confira aqui mesmo ou diretamente pelo YouTube!
–
Gostou de conhecer a ultracavitação? Saiba que ela é apenas uma terapia entre as muitas que nós tratamos por aqui! Caso queira continuar nos acompanhando e não perder nada, siga a Rentalmed lá no Instagram!