Mesmo oferecendo bons serviços, entregando ótimos resultados e recebendo dezenas de feedbacks positivos, muitos profissionais de estética de todo o Brasil sofrem com a falta de clientes ou simplesmente não veem suas clínicas decolarem. Se os tratamentos realmente são satisfatórios, qual é o problema? O que está faltando?
A resposta, apesar de simples, passa despercebida por grande parte dos empreendedores brasileiros. Estamos falando exatamente do que está no título: o marketing.
Você com certeza já ouviu aquela famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Por mais que seja clichê e batida, ela carrega um fundo de verdade. Enquanto você não investir em ações de marketing, é pouco provável que atraia pessoas que ainda não conheçam seus serviços.
Afinal, sem o marketing, tudo que se tem é o “boca a boca” – que, apesar de também ser importante, não é suficiente sozinho.
E já que você quer evitar esse problema, vamos acompanhar algumas dicas de marketing para clínicas de estética?
Confira 5 dicas de marketing para clínicas de estética
1- Esteja nas redes sociais
Nos tempos em que temos mais de um smartphone por habitante no Brasil (242 milhões x 212 milhões, de acordo com a FGV) e 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, representando aproximadamente 80% da população brasileira (conforme reportado pela Resultados Digitais), falar sobre a importância de perfis corporativos nas redes sociais é quase repetitivo.
Uma coisa é fato: a esmagadora maioria dos seus clientes em potencial está em pelo menos uma rede social – provavelmente no Facebook, no Instagram ou no TikTok (e, em alguns casos, nas três ao mesmo tempo).
Isso significa que, para que a sua clínica seja encontrada por essas pessoas, é necessário estar lá – no mesmo lugar em que elas estão. Este é o primeiro passo; quanto a ‘o que fazer’, mostramos em detalhes nos próximos pontos.
2- Produza conteúdo de alta qualidade
Até alguns anos atrás, a presença de empresas na internet servia como um mero “cartão de visitas digital”, uma forma de ter mais credibilidade e conquistar a confiança de usuários que podiam se tornar clientes. Hoje isso mudou, e simplesmente “estar lá” é pouco; as pessoas querem mais.
Pense nas empresas que você segue no seu Instagram. Por que você as segue? Porque elas postam não apenas valores e promoções, mas também informações valiosas e/ou interessantes, de acordo com os seus interesses, certo?
Sempre que for pensar no que fazer para um público, coloque-se no lugar dele; lembre-se do que você gosta quando está em sua posição, quando é público.
A produção de conteúdo se tornou o carro-chefe de todas as empresas de sucesso nas redes sociais – especialmente depois da pandemia. E você deve fazer o mesmo! O segredo é compartilhar dicas e outras informações importantes com seus seguidores e eles vão confiar muito mais em você e nos seus serviços.
3- Invista no relacionamento com os seguidores
Ainda falando em redes sociais, há mais um ponto indispensável que devemos abordar a respeito delas. A produção de conteúdo é, sem dúvidas, um de seus pilares; mas não o único.
Antes de qualquer outra coisa, redes como o Instagram e o Facebook são ambientes de interação e relacionamento. E não apenas entre duas pessoas, mas também entre uma pessoa e uma empresa.
E manter um bom relacionamento com os seguidores é uma estratégia que dá certo! Afinal, pessoas confiam mais em outras pessoas, certo? A partir do ponto em que você humaniza sua marca, a probabilidade de ela ser melhor vista aumenta muito. A imagem abaixo mostra isso com mais clareza:
PARA ENTENDER:
Bom senso comercial: por que marcas devem priorizar suas relações com os clientes
Quando clientes se sentem conectados a marcas:
- 68% recomendam a marca a um amigo;
- 76% compram dela ao invés de um concorrente;
- 57% passam mais tempo com a marca;
- 64% são leais à marca;
- 38% compram com a marca depois de uma experiência ruim.
Para colocar tudo isso em prática, há algumas ações simples que fazem toda a diferença. Nunca deixe de responder nenhum cliente, use uma linguagem simples e clara – mais ou menos similar com a que você usaria em uma conversa cotidiana –, e mostre-se empática (afinal, procedimentos estéticos literalmente mudam as vidas das pessoas).
4- Faça promoções (mas não muitas!)
Desde sempre e para sempre, as promoções são o fator que mais estimula compras. Ao ver um preço reduzido, uma condição de pagamento favorável ou um frete grátis, a maioria dos usuários se sente mais tentado a realizar uma compra. E você pode se aproveitar disso!
Encare as promoções como um investimento; as pessoas pagarão menos a princípio, mas, vendo a alta qualidade dos resultados dos seus tratamentos, há uma grande probabilidade que elas se tornem clientes. Com isso, não apenas pagarão o preço completo nas próximas vezes, como também contarão com seus serviços muito mais vezes.
Mas atente-se! Não se esqueça do que falamos no segundo ponto. Sempre pense em por que você segue os perfis que acompanha nas suas redes. Ninguém merece uma empresa que só faz publicações comerciais o tempo inteiro, né?
É de extrema importância encontrar um equilíbrio para que sua página não acabe se tornando chata.
5- Não se esqueça dos anúncios pagos
Você deve ter percebido que todas as dicas que demos até agora são relativamente simples e, principalmente, baratas. Com um pouco de conhecimento e dedicação, você mesma consegue colocar todas elas em prática e, pouco a pouco, aumentar o reconhecimento da sua clínica.
No entanto, tudo isso pode (e deve) ser potencializado de outras formas. Ainda que produzir conteúdo de qualidade e manter um bom relacionamento sejam as melhores formas de cativar as pessoas que já seguem a sua empresa, essas ações não são suficientes para atrair um grande número de novos seguidores e, consequentemente, clientes em potencial.
Para isso, não há nada mais eficiente que os anúncios pagos. Essas propagandas serão mostradas para pessoas que ainda não seguem a sua página mas que têm um perfil similar ao do seu público.
E a melhor parte é que os anúncios não precisam, necessariamente, ter o objetivo de atrair seguidores. Você pode levá-los diretamente para seu site, sua conversa de WhatsApp, enfim. Quem define o objetivo é você!
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E essas foram algumas de nossas dicas de marketing para clínicas de estética. É claro que este é apenas um ponto de partida, mas tenha a certeza de que pode-se conseguir ótimos resultados com a união desses pontos!
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