Você também pode ouvir este post!
Os profissionais de estética mais bem sucedidos do mercado são aqueles que oferecem com qualidade o que os pacientes buscam. E a limpeza de pele profunda — popularmente conhecida como limpeza de pele profissional — está entre os procedimentos com maior procura no Brasil.
Se você ainda não atua com este tratamento e quer começar, ou se já o oferece mas quer entender mais sobre o assunto e melhorar seus serviços, este texto foi feito pensando em você.
A rentalmed preparou um verdadeiro guia mostrando como trabalhar com limpeza de pele profissional.
Além de mostrar exatamente o que configura este procedimento, nós tiramos algumas dúvidas, listamos os produtos indispensáveis para realizá-lo (incluindo dicas de quais comprar) e ainda damos dicas de precificação.
Boa leitura!
Sobre a limpeza de pele profissional
Antes de partirmos para a parte mais prática, é fundamental esclarecer alguns pontos básicos, como as diferenças que este tipo de limpeza apresenta em comparação com a limpeza caseira e os objetivos e benefícios de se realizar uma profissional.
Enquanto a limpeza de pele feita em casa diariamente tem a finalidade simples de higienizar o rosto, a limpeza profissional é um tratamento usado para controlar a oleosidade da pele, remover comedões, prevenir lesões inflamatórias e fazer uma higienização mais profunda, como o próprio nome sugere.
Outros benefícios que seus clientes sentirão na pele são a renovação celular — proporcionada pela remoção das células mortas do rosto —, a prevenção contra o surgimento de novos comedões e a suavização da pele.
Devemos reforçar ainda que diferentes tipos de pele exigem a utilização de produtos distintos. Além disso, há alguns casos em que a limpeza não é recomendada de jeito nenhum, como em peles machucadas, bronzeadas de sol, com herpes ativa e pós-procedimentos estéticos faciais.
Ignorando essas recomendações, os resultados desejados podem não ser alcançados. E não se esqueça: pacientes insatisfeitos são a pior propaganda que você pode ter.
Precisa ser esteticista para fazer limpeza de pele?
Este é mais um ponto importante para quem quer saber como trabalhar com limpeza de pele profissional. Sim, é preciso ser profissional de estética!
Isso porque os produtos que fazem parte da limpeza contêm ativos que promovem ações químicas na pele. É preciso entender o que cada um deles faz e a reação que os diferentes tipos de pele terão mediante a aplicação.
Portanto, é fundamental ter bastante conhecimento sobre a área e pelo menos um curso profissionalizante.
Principais produtos usados em uma limpeza profissional
Agora que já falamos sobre as questões mais introdutórias, é hora de ir para o guia em si. O fator mais importante de uma boa limpeza de pele é a utilização dos produtos corretos.
Basicamente, a limpeza de pele profunda é composta por algumas etapas:
- Higienização;
- Esfoliação;
- Equilíbrio de pH;
- Remoção dos comedões;
- Aplicação de máscara calmante e hidratação;
- Uso de protetor solar para finalizar.
1. Higienização
Para a etapa de higienização, deve-se utilizar um fluido higienizador. Por aqui, nós temos o Higi Skin, que contém clorexidina, melaleuca e ureia. Esses ativos fazem com que o produto tenha ação bactericida, fungicida, cicatrizante e antiressecamento.
Ainda nessa primeira etapa, pode-se usar também um demaquilante como o Limp Skin. Após a utilização desses produtos, vem a Água Thermal, que serve para removê-los depois que a ação estiver completa.
Para encerrar a higienização, utilize um sabonete líquido e deixe-o agir por cerca de 3 a 5 minutos antes de remover. Aqui na Rentalmed, você encontra o Passion For Fruits, um sabonete um pouco mais neutro e indicado para todos os tipos de pele.
2. Esfoliação
A segunda etapa é a esfoliação. Esfoliar a pele ajuda a eliminar células mortas e estimula a produção de novas, assim como de colágeno. Esse processo renova as células, garantindo uma aparência mais uniforme, hidratada e saudável para a pele como um todo.
Nossas opções de esfoliantes — o Passion for Fruits e o Nano Coffee — também possuem ação enzimática; suas micropartículas sextavadas de arroz não ocasionam microfissuras na pele. Para que ela seja efetiva, basta usar um dos dois e aguardar 40 segundos entre a aplicação do produto e a esfoliação.
Depois de esfoliar a pele, faça a remoção mais uma vez com a Água Thermal.
3. Equilíbrio de pH
O uso de uma sequência de produtos faz com que o pH do rosto sofra alterações. Para que o restante do protocolo siga da melhor forma e nenhum benefício se perca, aplicar um produto que traga de volta o equilíbrio ao pH é indispensável.
Loções como a Nano Tônica e a Nano Normalizadora cumprem esse papel, pois suas formulações contêm emolientes naturais. Esta etapa é considerada a última do processo de higienização como um todo, do qual a esfoliação também faz parte.
4. Remoção dos comedões
Todas as etapas anteriores têm, junto de seus benefícios, a função de preparar a pele para a remoção. Este quarto passo é o mais lembrado quando falamos na limpeza. Afinal, remover esses cravos é o principal objetivo da maioria das pessoas que buscam o procedimento.
Mais uma vez, deve-se usar produtos próprios para esse propósito. Primeiro, passe um creme Amolecedor de Comedões e, em seguida, cubra o rosto da paciente com pedaços de gaze contendo o mesmo amolecedor, mas na versão líquida. Deixe agir por 10 minutos.
Essa combinação de produtos potencializa tanto o efeito que, em alguns casos, a famosa abertura dos poros através de vapor não precisa ser feita.
Por outro lado, nos atendimentos em que ela continuar sendo necessária, você pode contar com um aparelho de vapor de ozônio. Além de abrir os poros, o equipamento tem propriedades bactericidas e melhora a ação circulatória.
Assim como os dermocosméticos, nós também temos diversos modelos do aparelho disponíveis. Você pode conferir todos eles clicando aqui.
Quanto à extração propriamente dita, ela pode ser feita com as mãos, da mesma forma que a caseira. A diferença é que agora a pele está em condições adequadas para isso.
5. Aplicação de máscara calmante e hidratação
A extração é um processo que deixa a pele avermelhada e, por isso, é importante aplicar um produto que minimize este efeito. Nossa Calming Mask conta com ativos que ajudam a refrescar o rosto, além de ter ação descongestionante, dermopurificante, adstringente e tônica.
Depois de remover a máscara, você pode hidratar ainda mais, completando com algum produto que tenha propriedades de hidratação, como uma vitamina C. Aqui, a opção pode variar de acordo com o tipo de pele.
6. Uso de protetor solar para finalizar
A finalização da limpeza de pele profunda vem com a aplicação de um protetor solar. O Eco Milk Sun é um produto que possui oligoelementos, vitamina E e ácido hialurônico.
Tem ação hidratante e restauradora do tecido e ainda funciona como um potente rejuvenescedor.
Em nosso canal no YouTube, nós temos um vídeo completo de uma limpeza de pele profunda, realizada pelo professor Ildo Teixeira. Confira:
Associações para aumentar os resultados
Como a Rentalmed já te contou lá na introdução, a limpeza de pele profissional está entre os procedimentos mais procurados do mercado. Logo, trabalhar com ela fará com que sua clínica tenha uma procura mais alta.
Mas, e se além de “apenas” a limpeza de pele, você oferecesse mais versões do serviço, associadas a outros procedimentos e entregando ainda mais resultados e efeitos positivos para a pele? No caso da limpeza, existem algumas alternativas. São elas:
- Peeling de diamante;
- Eletroterapia;
- Luz de LED;
- Laser.
Como precificar seu serviço e lucrar com limpeza de pele
Você já sabe todos os passos para trabalhar com limpeza de pele da forma mais completa e até mesmo conhece os produtos que deve adquirir. Mas ainda há um último ponto tão importante quanto os outros, especialmente para o seu bolso: a precificação.
Na hora de passar a ofertar um novo serviço, é normal que esteticistas não saibam exatamente quanto cobrar. Um ponto de partida comum é avaliar os preços do mercado e trabalhar dentro da média encontrada.
Porém, dependendo do caso, isso pode ser um pouco falho. É preciso levar particularidades de seus investimentos em consideração, como os produtos que usa na limpeza e os custos para manter seu espaço, por exemplo.
Um cálculo base deve conter os custos fixos, os custos variáveis e a margem de lucro que você deseja ter.
- Custos fixos são aqueles que você terá com ou sem clientes, como luz, água, aluguel, internet, telefone, entre outros;
- Custos variáveis, por sua vez, são os que mudam conforme os atendimentos, como os produtos utilizados.
Para definir o preço da sua limpeza de pele, utilize porcentagens
Se você trabalha 100 horas por mês e cada atendimento leva 1 hora, o preço que será cobrado deve incluir 1% do total dos seus custos fixos.
Já em relação aos custos variáveis, isto é, os produtos, calcule a quantidade usada de cada produto, transforme-a em um valor de acordo com o total investido em cada um e também inclua o resultado na soma do preço total. Vamos a um exemplo?
Supondo que você adquiriu um Esfoliante Nano Coffee de 400 gramas por R$ 110 e utilizou 4 gramas em uma limpeza, o custo variável deste produto foi de R$ 1,10. Repita o mesmo processo com os outros produtos, some todos e você terá o total de custos variáveis.
Esta é a base, ou seja, o mínimo para cobrir o que você gasta em uma limpeza de pele. Em cima disso, coloque ainda a margem de lucro que deseja ter e outras taxas, como a cobrada pela máquina de cartão.
A precificação é uma parte importante para garantir lucros, mas há outra maneira de maximizá-los ainda mais.
Venda de produtos para home care
Como você sabe, a manutenção dos resultados de procedimentos estéticos depende também dos cuidados posteriores tomados pela paciente, ou seja, o famoso home care.
Assim como o procedimento em si, o home care exige o uso de determinados produtos — e você também pode vendê-los.
Aqui na Rentalmed, nós contamos com duas tabelas diferentes: uma com os preços que nós oferecemos para profissionais como você e outra com preços sugeridos que você pode cobrar de suas clientes.
Dessa forma, você garante que o lucro venha de mais de um lugar.
Orientações de home care para clientes
E, para encerrar este guia, que tal falarmos um pouco mais sobre o home care? Mesmo que você tenha os produtos para vender, não é sempre que a paciente fará uma compra. Para convencê-la, é imprescindível que você explique a importância do home care e dê as melhores orientações a respeito de como ele deve ser feito.
Basicamente, há dois processos que a paciente deve repetir em casa como parte do home care: hidratação e proteção solar. Com eles, será possível manter a pele hidratada e protegida. Basta utilizar os produtos duas vezes ao dia: uma de manhã e outra de noite.
Como você já terá utilizado esses produtos para finalizar a limpeza de pele profunda, a cliente saberá que eles são bons e necessários — o que provavelmente facilitará a compra.
E agora, já se sente preparada para trabalhar com limpeza de pele profissional? Não se esqueça: se estiver procurando os melhores produtos, é só subir um pouquinho e clicar nos links que nós disponibilizamos ao longo do texto.
Caso tenha gostado deste guia e queira continuar recebendo dicas valiosas relacionadas à área estética, é só seguir a rentalmed no Instagram!