Você também pode ouvir este post!
Se você está começando no setor da estética, já deve saber que ele é um dos maiores mercados do Brasil atualmente. Para se ter uma ideia, os profissionais de beleza são os campeões entre os microempreendedores individuais (MEI) no país, com mais de 800 mil registros.
Com tantos profissionais atuando na área, é certo que ela apresenta muitas oportunidades, certo? Por um lado, sim. Por outro, este número tão grande também indica uma outra coisa: milhares de concorrentes.
Para quem está começando, essa concorrência pode ser um problema. Afinal, estamos falando de profissionais e clínicas que já têm mais experiência no mercado, o que pode acabar sendo um diferencial para muitos clientes.
Em meio a tudo isso, como novos profissionais da estética podem se destacar? Foi pensando em ajudar nessa questão que a rentalmed preparou este texto. Se você já quer começar da melhor forma possível, confira as nossas dicas!
5 dicas para quem está começando na estética
1. Estudo e atualização
O primeiro passo para qualquer profissional de estética é ter uma boa base de estudos. Se você está começando, é provável que esteja nessa fase agora. Ela é uma das mais importantes, sendo a verdadeira essência de cada profissional.
Isso porque estudar e adquirir o máximo de conhecimento é fundamental para alcançar os dois principais objetivos de qualquer um que atua com estética: entregar resultados e garantir a segurança dos pacientes.
Mas isso não é tudo. Você sabe qual é um dos diferenciais dos esteticistas de maior destaque do mercado? Eles estão sempre se atualizando! A cada ano dezenas de novas tecnologias e técnicas são desenvolvidas. Sai na frente quem souber atuar com todas elas e, consequentemente, oferecer o melhor para cada cliente.
E, quando falamos em atualização, é impossível não citar o Revela Estética. Todos os anos, a Rentalmed reúne alguns dos maiores nomes do mercado em um evento com horas de palestras sobre as últimas novidades e tendências do setor.
Enquanto outros cursos e eventos cobram taxas de inscrição, o Revela é totalmente GRATUITO. Para participar, é só se inscrever aqui e pronto!
2. Equipamentos iniciais
Os aparelhos são uma parte importante da atuação estética. No entanto, como há uma variedade enorme de equipamentos disponíveis no mercado, quem ainda não conhece muito bem todas as opções pode acabar tendo dúvidas em relação a qual (ou quais) comprar.
No começo da sua caminhada, o mais interessante é investir em aparelhos que tratem a maior quantidade de quadros possível. Dessa forma, você já consegue atender vários clientes com um investimento reduzido.
Se o seu foco são os tratamentos corporais, algumas sugestões de aparelhos são ultrassom (preferencialmente com terapias combinadas), radiofrequência e endermoterapia.
Com o ultrassom, pode-se tratar condições como gordura localizada, celulite, tonificação muscular e drenagem linfática.
A radiofrequência permite o tratamento de flacidez cutânea, aderências e fibroses, celulite, rugas e linhas de expressão.
Por fim, a endermoterapia serve para aderências teciduais, cicatrizes hipertróficas e atróficas, estrias, auxílio no clareamento de manchas, equimoses e outros.
Já para tratamentos faciais, as principais indicações de primeiros aparelhos são alta frequência, vapor de ozônio e fototerapia (LED e laser).
A alta frequência é indicada para desinfecção de pele acneica, tratamento de lesões podais, cauterização da pele pós-extração de pústula e revitalização e hidratação da pele.
O vapor de ozônio é indispensável em limpezas de pele, visto que é o responsável pela dilatação dos poros da pele a fim de auxiliar na extração de cravos e pústulas.
Por último, os tratamentos de fototerapia promovem rejuvenescimento, tratam acne, rugas e manchas na pele, têm ação anti-inflamatória, clareadora, bactericida e fungicida e estimulam a produção de colágeno.
Aqui na rentalmed, nós contamos com as melhores marcas do mercado, oferecendo diversas opções desses aparelhos. Temos também consultores especializados que podem tirar dúvidas e ajudar a pensar em qual equipamento será o mais adequado para servir as suas necessidades. Sempre que precisar, é só entrar em contato!
3. Estratégias para o ano todo
Quando falamos em estética, a sazonalidade é um fator que exerce bastante influência. Há, por exemplo, uma grande quantidade de pacientes que buscam determinados tratamentos pensando no verão.
Como consequência, os meses um pouco antes da chegada da estação são responsáveis por um aumento considerável na demanda desses procedimentos.
Portanto, trace estratégias. Uma boa ideia é oferecer pacotes e cartões fidelidade, por exemplo. Dessa forma, você garante que suas clientes voltem em épocas cuja procura é mais baixa. Outra sugestão é ter uma agenda que mande mensagens para as clientes, lembrando-as de voltar à clínica para manutenção.
4. Diferentes possibilidades
No começo da carreira, alguns dos caminhos mais procurados por profissionais de estética são oportunidades em clínicas multidisciplinares e centros de estética ou a criação do próprio negócio. Contudo, muitos profissionais simplesmente não têm vontade de ir para este lado.
Além dessas alternativas mais tradicionais, você também pode optar por outras áreas de atuação, como produção de conteúdo digital, educação, consultoria, enfim.
5. Marketing
Para encerrar, trouxemos uma dica praticamente universal. Se você é novo no mercado, é seguro afirmar que poucas pessoas conhecem seus serviços, certo? A melhor maneira de se comunicar e levar seu trabalho para mais clientes em potencial é através de uma boa estratégia de marketing, com objetivos traçados e ações bem definidas.
Lembra que falamos da experiência lá no começo do texto? Muitos a usam como diferencial e argumento de venda. Como você ainda não a tem, a ideia é explorar algum outro ponto, como um procedimento que nem todos os profissionais da estética fazem, a produção de um conteúdo de alto valor, a utilização de um equipamento acima da média do mercado, entre outros.
É importante saber o que comunicar, assim como o melhor jeito de se entregar essa mensagem.
A estética pode ser cheia de desafios, mas dicas como essas irão te ajudar a enfrentá-los com um preparo muito maior. O que achou dessa matéria? Caso tenha gostado e queira continuar lendo os nossos textos, não deixe de seguir a rentalmed no Instagram!