Você também pode ouvir este post!
Flacidez, gordura, celulite e contorno corporal são condições que podem ser tratadas com a utilização de diferentes métodos e aparelhos estéticos. Um desses procedimentos é recente por aqui no Brasil e visto como uma tendência que cresce cada vez mais: a tecarterapia.
Por outro lado, mesmo que o método esteja em ascensão, ainda há quem não saiba muitos detalhes sobre ele, incluindo o que trata e quais são os aparelhos que contam com a tecnologia.
Muitas pessoas — e até mesmo alguns profissionais da estética — nunca nem ouviram falar a seu respeito. E foi pensando nisso que a rentalmed preparou este material.
Afinal, como estamos falando de uma tendência, é seguro afirmar que cada vez mais interessados aparecerão com o passar dos anos. E você deve começar a se preparar para atender um público exigente e se destacar neste tipo de atendimento.
Vamos conhecer a tecarterapia?
O que é tecarterapia?
O nome tecarterapia é um derivado da sigla TECAR, que significa Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva. Na prática, trata-se de uma terapia eletrotérmica não invasiva baseada na utilização de uma corrente elétrica na faixa de radiofrequência (300 KHz a 2,4 MHz).
Do mesmo modo que nos tratamentos de radiofrequência, as ondas elétricas promovem o aquecimento do tecido, que, de acordo com a frequência utilizada, responde de diferentes maneiras.
Como o próprio nome do procedimento sugere, ele promove seus efeitos através de dois métodos distintos: o capacitivo e o resistivo. As ondas são as mesmas; o que muda é a forma de condução da energia e do aplicador para gerar o calor. Para isso, cada método exige o uso de um aplicador próprio.
O sistema capacitivo tem um aplicador com revestimento na ponteira. Isso faz com que ele seja menos condutor, concentrando as cargas elétricas para mais perto do aplicador. É perfeito para aquecer tecidos superficiais e ricos em água.
Já o sistema resistivo tem o funcionamento contrário: não possui revestimento na ponteira e tem maior condutividade, sendo ideal para concentrar as cargas elétricas nos tecidos mais profundos e densos.
Quais são as indicações de tratamentos?
O fato de trabalhar com uma grande gama de ondas, além dos dois métodos de aplicação, faz a tecarterapia ser um procedimento altamente versátil.
Na estética, é uma ótima escolha para rejuvenescimento facial (rugas), flacidez de pele, melhora do contorno corporal, drenagem linfática, celulite, gordura localizada e tratamentos diversos na estética íntima, como rejuvenescimento vulvovaginal, flacidez de pele pubiana e gordura localizada pubiana.
Na reabilitação, isto é, na fisioterapia, é indicado para alívio da dor, redução dos espasmos musculares, relaxamento muscular, redução de edemas, diminuição da rigidez articular, contraturas musculares e aumento do fluxo sanguíneo local.
Tecarterapia x Radiofrequência: entendendo as diferenças
Ao longo deste texto, nós já falamos sobre alguns pontos que evidenciam as semelhanças entre a tecarterapia e a radiofrequência. Até as aplicações dos dois procedimentos são praticamente as mesmas. Mas quais são as diferenças? Quais fatores indicam quando optar por uma ou outra?
Para começar, há a faixa de frequências. As frequências emitidas por aparelhos de tecarterapia fazem parte da faixa da radiofrequência, mas não incluem todas e, por isso, não podem ser consideradas radiofrequência.
No entanto, há uma diferença ainda mais relevante: a forma de aquecimento. Enquanto a radiofrequência produz energia eletromagnética que penetra nos tecidos e estimula seu aquecimento, a tecarterapia utiliza corrente elétrica para promover calor nos tecidos.
A tecarterapia não deve ser utilizada nos pacientes que:
- têm alguma patologia de base;
- utilizam prótese metálica ou marca-passo;
- apresentam processos inflamatórios ou infecciosos;
- sofrem de trombose venosa profunda.
Em uma das palestras da edição de 2020 do Revela Estética — nosso evento que revela novos produtos, novas terapias e, principalmente, novos nomes da estética brasileira —, a professora Patrícia Fróes falou em mais detalhes sobre a tecarterapia, incluindo explicações técnicas e comprovações científicas.
Você pode conferir a palestra na íntegra abaixo!
Aparelhos para tecarterapia
Nèartek, da Ibramed
O Nèartek Esthetic é um aparelho de tecarterapia e radiofrequência monopolar. Alguns de seus grandes diferenciais são a variedade de aplicadores e seus 3 modos de frequência, ideais para personalização de tratamentos.
Além disso, conta com protocolos exclusivos e com uma tecla lupa, que mostra sugestão de áreas, formas de aplicação e demonstração de ponteiras — facilitando a utilização do equipamento.
Tecare, da HTM
O Tecare é mais um exemplo de equipamento que une tecarterapia e radiofrequência em uma única plataforma. Destaca-se por contar com a possibilidade de variação automática da frequência e diferentes formas de emissão.
Seu exclusivo sistema Pro Performance garante a sincronia perfeita entre software, hardware, profissional e paciente, otimizando tempo e proporcionando alto desempenho com qualidade e segurança.
Tekah Evolution Smart, da Medical San
O grande diferencial do Tekah Evolution Smart é seu design compacto que permite ser acondicionado em mochilas ou bolsa para ser transportado para atendimentos domiciliares pelo profissional com toda segurança e praticidade, dispensando o uso de rack.
Possui três opções de frequência: de 650 KHz, 1200 KHz e 2400 KHz.
Já tinha ouvido falar na tecarterapia? O que achou das possibilidades que o tratamento oferece? Conferiu os aparelhos disponíveis aqui no nosso site?
A tecarterapia é apenas uma das dezenas de opções que a estética possui para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Se você gostou deste texto e quer receber ainda mais material, não deixe de acompanhar a rentalmed no Instagram!