Já faz alguns anos que a criolipólise vem conquistando um espaço sólido como um dos principais procedimentos contra a gordura localizada. O método de congelamento dos adipócitos, isto é, as células de gordura, se provou muito eficiente, sendo capaz de remover mais de 30% da gordura da região com uma única sessão.
Por outro lado, a técnica ainda é relativamente nova – com os primeiros estudos datando de meados da década de 2000 –, o que suscita muitas dúvidas, tanto entre pacientes quanto nos próprios profissionais.
Uma questão muito comum é a das regiões de aplicação da criolipólise. Ao contrário do que muitos podem pensar, a crio vai muito além da região abdominal – e é exatamente isso que nós vamos mostrar neste texto.
Além das regiões de aplicação, também vamos recapitular pontos mais básicos a respeito da criolipólise, como seu modo de funcionamento e sua posição entre os tratamentos para gordura localizada e remodelação corporal, e dar uma dica preciosa para garantir que você entregue os melhores resultados para cada cliente.
Continue a leitura e saiba mais!
Como a criolipólise funciona?
Explicando de uma forma mais básica, a criolipólise atua por meio do frio. O procedimento consiste no congelamento dos adipócitos para induzir um processo chamado apoptose, ou seja, morte programada das células.
A apoptose é um processo normal do corpo humano. Células em organismos adultos devem ser eliminadas para manter o equilíbrio, para permitir que novas células sejam formadas e para que outras sejam removidas após cumprirem funções específicas.
Com a criolipólise, a morte celular programada é incentivada, reduzindo a concentração de células de gordura. Uma vez que este processo ocorre, o triglicerídeo é “quebrado” em ácidos graxos livres e glicerol – que, posteriormente, são eliminados pelo sistema linfático.
A criolipólise entre os tratamentos para gordura localizada e remodelação corporal
Como citamos na introdução – e você, como profissional de estética, já sabe –, a criolipólise está longe de ser o único tratamento para gordura localizada. Outros procedimentos estéticos não invasivos também apresentam ótimos resultados, e muitos deles estão consolidados há mais tempo.
É o caso de tecnologias como:
- Ultrassom de alta potência, cujas ondas sonoras promovem lipólise;
- Radiofrequência monopolar e capacitiva, com um aquecimento controlado que favorece a eliminação do tecido adiposo mais profundo;
- Criofrequência, que, assim como a radiofrequência, utiliza correntes para provocar um aquecimento, porém com o diferencial de uma ponteira resfriada que permite trabalhar com temperaturas mais altas, em torno de 60°C a nível de hipoderme, sem danificar a pele;
- Entre outras.
Por que, então, a criolipólise tem crescido tanto e se tornado uma das principais alternativas no tratamento contra a gordura? A resposta é simples: porque os resultados são, muitas vezes, surpreendentes. Em alguns casos, ela é capaz de eliminar até 45% da gordura localizada com uma única sessão.
Mas vamos para o assunto principal deste texto?
Conhecendo as regiões de aplicação da criolipólise
Além dos resultados expressivos, a criolipólise tem um outro benefício muito interessante: a diversidade de regiões de aplicação. Muitos equipamentos que realizam o procedimento atuam tanto com a crio de sucção quanto de placas. Com isso, é possível trabalhar uma grande quantidade de áreas.
As principais são:
- Abdômen inferior
- Abdômen superior
- Cintura
- Culote
- Flancos
- Glúteos (bananinha)
- Região do sutiã
- Braços
- Parte interna da coxa
- Papada
- Monte de vênus
Sim, é possível tratar as gordurinhas até mesmo de regiões íntimas. Com um equipamento que usa os dois tipos de aplicadores, é possível tratar todas essas áreas. Um ótimo exemplo de aparelho é o Beauty Shape Duo, da HTM.
Se você quer entender como o aparelho funciona na prática, nós temos um vídeo sobre ele no nosso canal! Nele, Sofia Silveira explica as principais características do Beauty Shape, fala sobre a criolipólise de contraste e faz um procedimento no abdômen. Para conferir, é só clicar no vídeo abaixo! ⤵️
E caso tenha gostado das possibilidades da criolipólise e do Beauty Shape Duo, você pode conhecer ainda melhor o equipamento aqui mesmo no nosso site. Para ver mais detalhes, incluindo valores, é só clicar aqui! 😉